O andamento da campanha de vacinação contra a Covid-19 dos municípios integrantes das comarcas de Araguaína e Wanderlândia, região norte do Estado, estão sendo fiscalizados pelo Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO), por meio do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde). O órgão apurou que os entes municipais, juntos, perderam 22.987 doses de vacina da Pfizer.

A coordenadora do CaoSaúde, a promotora de Justiça Araína D’Alessandro, explicou que as inspeções às unidades de vacinação fazem parte da estratégia de fiscalizar e acompanhar as ações dos municípios. 

Nas vistorias, segundo o MPTO, foram observados aspectos como estrutura física e segurança dos locais de vacinação; transporte, recebimento, conferência e armazenamento das vacinas; capacitação das equipes de vacinação; registros dos dados de vacinação; intercorrências no processo de vacinação; publicidade dos dados da vacinação; além de apurar a quantidade de vacinas recebidas e aplicadas e aferir o quantitativo de vacinas armazenadas.

De acordo com o Ministério Público, dentre as irregularidades verificadas, observou-se que o município de Araguaína perdeu 22.597 doses; Muricilândia, 122 doses; Santa Fé do Araguaia, 72 doses; Aragominas, 60 doses; e Nova Olinda do Tocantins, 12 doses. 

Conforme o ministério, o órgão foi comunicado pela Secretaria de Saúde de Araguaína sobre a grande quantidade de vacinas que estavam em estoque e da estratégia utilizada para acelerar e otimizar a aplicação dessas doses. 

Na ocasião, segundo o órgão, a Secretaria Municipal informou que tinha solicitado à Secretaria Estadual de Saúde (SES) que não enviasse novas remessas de doses de vacina, pelo menos naquele momento em que o estoque estava alto. “E nossa orientação foi no sentido de ampliar o público para receber as doses de reforço, a fim de evitar perda, assim como determina o Ministério de Saúde”, informou a 5ª Promotoria de Justiça de Araguaína.

Ainda segundo o MPTO, somente após a fiscalização a promotoria teve conhecimento sobre as doses que foram perdidas. Diante disso, o órgão afirma que aguarda o relatório final do CaoSaúde para reunir com a Secretaria de Saúde de Araguaína e avaliar as providências que serão adotadas.

Comarca de Wanderlândia

Já na comarca de Wanderlândia, conforme o Ministério Público, foram 124 doses de vacinas que deixaram de ser aplicadas, pelos municípios de Wanderlândia, Darcinópolis e Piraquê. 

Conforme o promotor de Justiça Rui Gomes Pereira da Silva Neto, o pedido de inspeção decorreu da necessidade de se averiguar a regularidade da campanha de vacinação. 

“O relatório do CaoSaúde é uma base técnica essencial para se aferir possíveis dificuldades enfrentadas pelos municípios no recebimento e disponibilização das vacinas, e contribui com a prestação eficiente do serviço de saúde”, disse o promotor. 

De acordo com o MPTO, o CaoSaúde enviará os relatórios das fiscalizações às Promotorias de Justiça das comarcas para que os promotores tomem as providências necessárias em relação à campanha de vacinação contra a Covid-19. “A fim de que os municípios evitem a perda de imunizantes”, acrescentou o ministério.

Boletim Epidemiológico 

Conforme o Boletim Epidemiológico desta sexta-feira, 26, mais uma morte devido às complicações da Covid-19 ocorreu no Estado. O óbito se trata de um homem, 91 anos, residente em Gurupi, sul do Tocantins. Ele não tinha comorbidades e morreu no dia 6 deste mês, no Hospital Regional de Gurupi.

 Tocantins contabilizou nesta sexta-feira 179 novos casos confirmados da Covid-19, sendo 51 das últimas 24 horas. O restante é de exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados inseridos no sistema, pelos municípios, nesta quinta-feira, 25.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), dos 179 novos casos, 117 foram detectados por RT-PCR, 09 por sorologia e 53 por testes rápidos.

Atualmente, o Tocantins contabiliza 717.523 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 232.191 casos confirmados. Destes, 227.686 estão recuperados, 590 pacientes seguem em isolamento domiciliar ou hospitalar e 3.915 foram a óbito.