Depois de um mês de medidas restritivas por parte da prefeitura de Palmas, que incluiu o fechamento de atividades não essenciais, a Capital inicia essa primeira semana de abril sem nenhum paciente aguardando por leito de UTI-Covid-19 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

A informação foi dada pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), em suas redes sociais. “Preciso que todos continuem reforçando o distanciamento social, se protegendo e cumprindo os decretos para não retrocedermos”, completa a gestora na mensagem.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a taxa de transmissão do vírus caiu para 0,75 contra 1,62 do início do mês passado.

Já as Unidades de Pronto Atendimento, que apresentavam lotações acima de 100%, em determinados dias, tiveram redução na taxa de internados. A UPA Sul, no dia 5 de março tinha 100% dos leitos para covid-19 ocupados, já no último boletim, essa ocupação dos leitos de estabilização reduziu para 31,3%. E na Unidade Norte, a taxa antes era de 73,5% de leitos ocupados e após as medidas de restrição, o percentual caiu para 58,1%.

Estado

Segundo o portal Integra Saúde, a fila de espera por leitos também apresentou uma leve redução. Nesta segunda-feira, 5, o Estado tem 41 pacientes aguardando, sendo que 8 deles esperam por leito de UTI. O restante, 33, está na fila por leitos clínicos.

Decreto

O decreto com medidas mais severas iniciou no dia 6 de março passado e finalizou neste domingo, 4. Já nesta segunda-feira, começaram a valer as novas determinações para reabertura do comércio, com a retomada de atividades não essenciais e público de até 30% nesses estabelecimentos. Alguns estabelecimentos como as academias, devem funcionar com horário escalonado.