A fila de espera por uma vaga em uma creche pública de Palmas continua grande e quem tem criança e não pode pagar uma instituição permanece com um problemão pra resolver. Conforme a Secretaria Municipal de Educação (Semed), de acordo com o último levantamento, o número de crianças de 0 a 5 anos na lista de espera é de aproximadamente mil. As novas matrículas acontecerão a partir do dia 15 de janeiro, quando sai o resultado das vagas disponíveis pelo Socei.

A Semed informou que, neste ano, serão ofertadas 13.150 vagas para a educação infantil, 2.256 a mais que em 2015. Desse total, 11.522 crianças serão atendidas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e 1.628, nas escolas e associações conveniadas com a Prefeitura que atendem a modalidade.

A rede municipal conta com 28 Cmeis e a unidade que está sendo construída em Taquaruçu deve ser entregue até o mês de maio, diferente da previsão anterior que era para o final de 2015. Segundo a Semed, a obra, que está sendo realizada com recursos próprios, não foi concluída devido a atrasos no cronograma de execução.

Proinfância

A situação para a construção das creches previstas para Palmas, com recursos oriundos do governo federal, por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), continua a mesma desde agosto passado, quando o Jornal do Tocantins verificou. Das 13 unidades, seis foram concluídas e sete estão em ação preparatória.

Dos R$ 9.984.767,84 do governo federal para a construção das sete creches, R$ 2.496.191,98 foram depositados na conta do município em junho de 2014 e a Semed novamente ressaltou que ainda em 2014 foi feita uma licitação nacional das obras, porém que não foi realizada porque a empresa ganhadora desistiu.

A Semed informou que a documentação do processo de autorização de construção dos Cmeis foi enviada ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para avaliação e aprovação, para que a Prefeitura monte novo processo de licitação para contratação das empresas que serão responsáveis pela construção das unidades educacionais.

Entretanto, em agosto passado, a pasta havia informado que, em fevereiro de 2015, a montagem de um novo processo para realização de uma nova licitação havia sido autorizada e que a previsão era para que a construção das sete unidades começasse ainda em 2015.

Conforme a pasta, será dada prioridade às obras dos Cmeis Lucas Ruan, no Aureny I, e da Mamãe, que será construído no Setor Santo Amaro.