Após a morte e a prisão do suspeito de mandar matar o advogado Danillo Sandes Pereira, advogados realizaram um ato em defesa da advocacia nesta quinta-feira, 31, em Araguaína. A mobilização é organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil do Tocantins e a OAB Nacional. 

A concentração será na sede da subseção da OAB. Os advogados marcarão pelas ruas da cidade. Além disso, o evento do colégio de presidentes da OAB da região norte, que seria realizado em Palmas nesta quinta-feira, 31, e sexta-feira, 1, foi transferido para Araguaína. 

Participarão do ato o presidente nacional da OAB, Cláudio Lamachia, o vice-presidente, Luís Cláudio da Silva Chaves, o diretor-tesoureiro, Antônio Oneildo Ferreira, além do presidente da instituição no Tocantins, Walter Ohofugi, e dos seis presidentes de seccionais do norte.


Crime

O corpo do advogado foi encontrado na TO-222, próximo a Filadélfia, a 479 km de Palmas, no dia 29 de julho. Ele teria sido ferido por duas perfurações feitas por bala. O advogado ficou desaparecido por quase uma semana, quando saiu de Araguaína afirmando ir à Filadélfia, no dia 24 de julho. 

Na última quarta-feira, 29, o suspeito de mandar matar o advogado, o farmacêutico Robson Barbosa da Costa, de 32 anos. Ele foi preso no Pará e trazido para o Tocantins. A Polícia Civil (PC) informou que conforme as investigações, o crime teve como causa um processo de inventário em que o suspeito era cliente da vítima. 

Sandes não teria aceitado pressões de Costa que queria fraudar a distribuição de bens do inventário para ficar com mais dinheiro. A herança do inventário, conforme a PC, pode chegar a R$ 7 milhões, conforme informações da Polícia Civil.

A PC informou ainda que segue em busca de outras pessoas que possa estar envolvidas no crime.