“Quando chegamos para colher o capim dourado encontrarmos uma cena de destruição, chocante, de cortar nossos corações. A comunidade está em estado de tristeza”, afirma uma artesã em nome da Comunidade Quilombola do Mumbuca, em Mateiros, na região do Jalapão, sobre o caso de furto do material utilizado, para a fabricação do artesanato à base de capim dourado.

Conforme a Comunidade, após a tradicional Festa da Colheita, realizada anualmente nos dias 11 a 15 de setembro, a comunidade se organizou para ir a campo na madrugada da última sexta-feira, 20, com o caminhão da associação.Entretanto ao chegar no território de colheita do Mumbuca, às margens do Rio Novo, perceberam que parte do produto havia sido furtado e colhido antes da hora.

A Comunidade relata que encontraram sementes e a chamada sapatinha do capim dourado espalhadas pelo chão. Os artesãos calculam que foram cerca de 200 kg de capim coletados ainda verdade, ou seja, um material que não será aproveitado: "perda é total" já que o caule da planta não pode ser colhido antes do dia 20 de setembro.

Além disso, os prejuízos da retirada antes da data também atingem a área para os próximos anos já que o manuseio ocorreu de forma errada e as sementes não foram deixadas em área apropriada para germinação e crescimento da planta. “As sementes se perderam porque jogaram em um local onde não tem como nascer”, relata sobre a situação.  

Os artesãos do Mumbuca chegaram a ficar ainda três dias no território que a comunidade atua anualmente para colher o que sobrou da matéria prima para o artesanato, que é, em alguns casos, cerca de 80% da renda das famílias que moram na região.  

Investigação 

A veracidade do furto do capim já está sendo investigada pela Delegacia de Polícia de Ponte Alta do Tocantins, conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Em nota, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informou que as equipes de fiscalização estão atuando na área e que aguarda os resultados das investigações sobre a ocorrência pelas autoridades policiais para tomar as providências ambientais cabíveis.