Os cadastros dos alunos novatos e transferências por interesse próprio por meio novo Sistema Integrado de Matrículas de Palmas (SIMPalmas) começou nesta segunda-feira, 14. O sistema proporciona a possibilidade dos pais e responsáveis realizarem o cadastro pela internet ou em uma das unidades do Resolve Palmas. O prazo segue até a sexta-feira, 18. A iniciativa da Prefeitura de Palmas tem objetivo de ordenar e distribuir as vagas para o Ensino Infantil e Fundamental nas 74 unidades de ensino da rede municipal.

Com mudança, os antigos sistemas, o Online de Cadastro da Educação Infantil (Socei) e Online de Cadastro da Educação Fundamental (Socef) foram extintos e integrados em uma única plataforma. Conforme a gestão, os dados dos alunos do Ensino Fundamental foram mantidos e somente serão atualizados.  Já os dados relacionados às vagas do Ensino Infantil não foram migrados e os responsáveis que tenham interesse em vagas em Cmeis devem ficar atentas ao prazo.

Além do site do SIMPalmas e das unidades do Resolve Palmas, os cadastros de matrículas também podem ser realizados nas próprias unidades educacionais que auxiliarão e efetuarão a solicitação. Entretanto, o novo sistema visa extinguir as filas perante as unidades de ensino.

“Os pais ou responsáveis não precisam ficar alarmados e correr, pois pretendemos, justamente, evitar esta cultura de filas para matrículas. O cadastro de seu filho pode ser feito do conforto de casa, até mesmo pelo celular, até o dia 18, não importando a ordem de inscrição”, esclarece assessora executiva da Semed e responsável pela implantação do SIMPalmas, Anice de Souza Moura.

Mesmo com a matrícula online, a ordem de realização do cadastro não garante uma vaga, e sim os critérios estabelecidos pela gestão municipal. Entre os critérios, dispostos na Portaria nº 775/2018 do Diário Oficial do Município de 5 de novembro de 2018, estão os casos de pais ou responsáveis com deficiência ou doença crônica,  família que use o Programa Bolsa-Família, além de residência próxima da unidade educacional ou irmãos matriculados na escola desejada.