O Ministério Público Estadual (MPE) ofereceu denúncia criminal contra nove funcionários do Hospital Regional de Dianópolis acusados de armazenar e descartar de forma irregular o lixo hospitalar da unidade. O documento é do último dia 27 de fevereiro.

A investigação sobre o crime ocorreu após uma denúncia anônima de que o lixo hospitalar coletado estava sendo descartado de forma errada. O recolhimento também era feito com outros lixos de natureza comum, em um caminhão que coleta lixo nas residências da cidade do sudeste do Estado. A Polícia Civil descobriu a existência de resíduos hospitalares, infectantes e cortantes no aterro sanitário comum.

O lixo começou a se acumular após o governo rescindir o contrato com a Sancil Sanantonio por causa do escândalo do lixo hospitalar encontrado em um galpão de Araguaína, Norte do Estado. Durante a investigação, a Polícia flagrou o caminhão coletor de lixo, contratado pela Prefeitura de Dianópolis para o recolhimento de lixo comum, descartando rejeito hospitalar no lixão da cidade.

O inquérito policial, finalizado no início de janeiro, indiciou a diretora do hospital, Sônia Maria Bezerra Toscano Mendonça e os servidores Joselina Máximo de Menezes (auxiliar de limpeza), Marly Conceição de Almeida (auxiliar de limpeza), Clenison Dias Barbosa (auxiliar administrativo), Ednaldo Nunes de Souza (auxiliar de limpeza), Selma Camilo Braga (auxiliar de limpeza), Ercilene Soares Campos Dias (auxiliar de limpeza), Lina de Melo Cardoso Santos (auxiliar de limpeza) e Luis Claudio Correia de Oliveira (funcionário público). Houve também o indiciamento do Estado no inquérito.

O promotor de Justiça Luiz Francisco de Oliveira solicitou a condenação dos denunciados com base no artigo 56 da Lei de Crimes Ambientais, que prevê pena de reclusão ou detenção, além de multa, no caso de armazenamento de produto ou substância tóxica, perigosa à saúde humana ou ao meio ambiente, em desacordo com as exigências estabelecidas. Também solicitou ao Instituto Nacional de Identificação (INI) e à Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) os antecedentes criminais dos denunciados.