Desde o início de 2019, 1.052 médicos brasileiros selecionados para o Mais Médicos desistiram de seus cargos. O número equivale a 15% das vagas disponibilizadas pelo governo federal. No Tocantins, nove municípios perderam médicos do Programa Federal, conforme dados do Ministério da Saúde repassados a CBN Tocantins.  

Segundo o órgão federal, os municípios são Araguatins (1), Arapoema (1), Buriti do Tocantins (2), Combinado (1), Ipueiras (1), Palmeirante (1), Rio dos Bois (1), Rio Sono (1) e Santa Maria do Tocantins (1). Já segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado (SES), são 72 municípios tocantinenses que participam do Programa Federal com vagas para 150 médicos e, no momento, existem 17 vagas sem médicos. Essas vagas estão concentradas em 11 municípios.

Preenchimento de vagas

Em nota, o Ministério da Saúde disse que as 8.517 vagas atuais abertas por médicos brasileiros com CRM no Brasil e graduados no exterior haviam sido preenchidas após a o fim da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Entretanto com a saída dos mais de mil profissionais as vagas poderão ser ofertadas em novas fases de provimento de médicos que  ainda está em análise pelo Ministério da Saúde. Já “abre os 1.397 médicos brasileiros com CRM fora do país, eles finalizaram o módulo de acolhimento na semana passada e iniciaram a atividade na unidade de saúde nesta semana”, diz a nota.