As prefeituras de Araguaína e Gurupi anunciaram nesta segunda-feira, 16, novas medidas preventivas que assimilam providências estaduais e nacionais relacionadas ao novo coronavírus e voltadas à redução dos riscos de contágio da doença em locais públicos.

Em Araguaína, o prefeito Ronaldo Dimas anunciou, em decreto publicado no Diário Oficial Municipal desta segunda-feira, uma série de ações para impedir a aglomeração de pessoas no município. Entre elas está a suspensão das aulas da rede municipal por tempo indeterminado a partir desta terça-feira, 17. A previsão para retorno das atividades será discutida entre a gestão e autoridades competentes.

A determinação também envolve a regulamentação do funcionamento de bares e restaurantes, além de eventos públicos, shows e atividades culturais, que estão proibidos de permitirem aglomeração de mais de 100 pessoas. A Via Sacra, evento católico que ocorre todos os anos na cidade, está cancelada.

Para evitar o contato físico entre as pessoas, o documento estabelece ainda a distância mínima de dois metros entre as mesas dos estabelecimentos e a suspensão de shows dançantes. Nos locais serão permitidas apresentações de música ao vivo, porém, em conformidade com a permanência máxima de público estabelecida.

Locais fechados como pubs, boates e cinemas estão com o seu funcionamento total interditado e podem sofrer esvaziamento e fechamento do recinto caso a medida seja descumprida.

A Vigilância em Saúde de Araguaína comunica que o único caso registrado como suspeito para o Covid-19 segue em isolamento domiciliar. Seis unidades básicas de saúde (UBS) receberam o protocolo de contenção de Araguaína e são as escolhidas para atender os casos de sintomas leves: UBS Avany Galdino, no Bairro São João; UBS Lago Azul, no Parque do Lago; UBS Dr. Francisco, na Vila Aliança; UBS José Rezende, no setor Alto Bonito; UBS Couto Magalhães, no setor Couto; e UBS Dr. Dantas, no setor Costa Esmeralda.

A secretária municipal da Saúde, Ana Paula Andrade, orienta ainda que devem se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) os moradores acometidos com fortes sintomas. “Quem vai decidir a internação ou não do paciente será o médico. Se não for caso de internação, o paciente ficará em isolamento domiciliar para observação”, explicou. Todos os casos com sintomas leves já diagnosticados pelo médico deverão ficar em isolamento domiciliar, onde receberão atendimento da UBS mais próxima.

Gurupi

Já no Sul do Estado, o Comitê Gestor de monitoramento e controle do Covid-19 se reuniu na tarde desta segunda-feira para discutir as medidas de prevenção ao coronavírus.

Entre elas está a suspensão das aulas da rede municipal por cinco dias, contados a partir desta terça-feira, 17, até sexta-feira, 20. Reuniões e eventos promovidos pela gestão ou por ela autorizados estão cancelados por 30 dias e alguns deles serão realizados sem público, como as inaugurações da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Sol Nascente e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) do bairro Casego, cujas cerimônias serão substituídas por atos de entrega simbólicos feitos pelo Prefeito Laurez Moreira.

Atividades do Plano Municipal de Assistência Social (PMAS) realizadas pelas unidades dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e que envolvem crianças, adolescentes e idosos também estão canceladas, bem como as ações comunitárias em alusão a datas comemorativas, visitas públicas nas unidades de acolhimento às crianças e adolescentes e na Casa do Idoso, além de estágios supervisionados em todos esses locais.

Quanto ao público idoso, ações como reuniões nos setores, visitas diárias a debilitados, aulas de hidroginástica na Fundação Unirg e no Uniclub e atividades realizadas em academias ao ar livre para esse tipo de público também estão suspensas. A prova de vida obrigatória aos aposentados passará por interrompimento de 30 dias a partir desta terça-feira, 17.

Outra suspensão envolve as aulas de iniciação musical e atividades desenvolvidas no Centro de Convenções, inclusive, as atividades externas anteriormente agendadas.

O município anunciou a dispensa de licitação para aquisição de bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento do coronavírus conforme termos do artigo 4º da Lei Federal 13.979/2020.

A Prefeitura orienta à população que moradores acometidos por sintomas respiratórios leves entrem em contato por telefone com a Vigilância Epidemiológica antes de se dirigir a uma unidade de saúde, para serem orientados sobre as providências a serem tomadas. O número é o (63) 98424-4156.   

O Comitê Gestor de acompanhamento e adoção de medidas preventivas ao coronavírus em Gurupi é formado por 15 pessoas representantes da classe médica e órgãos públicos. Nesta terça-feira, 17, será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) o decreto que contém tais medidas, e que também declara situação de emergência em saúde pública no município de Gurupi.