Uma série de novas medidas a serem tomadas devido aos casos de coronavírus em Araguaína esteve em pauta nesta sexta-feira, 3, durante uma reunião com o prefeito da cidade Ronaldo Dimas, e o secretário da Saúde do Tocantins, Edgar Tolini, além de representantes da Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e órgãos de controle estaduais, como Ministério Público e Defensoria Pública.

Durante a reunião, que seguiu por seis horas, diversos questionamentos da gestão de Araguaína sobre a atuação do Governo Estadual ocorreram e diversas medidas discutidas para serem adotadas.

Entre os assuntos discutidos, levando com consideração a situação local, plano de contenção estadual e as orientações do Ministério da Saúde, estiveram as medidas restritivas baseadas em estatísticas, criação de leitos para pacientes com sintomas graves, análise de exames no Município, entre outras medidas.

O objetivo é melhorar o monitoramento de novos casos, manter a flexibilização de funcionamento do comércio e evitar transferências de pacientes e exames para Palmas.

Protocolos

Conforme as informações da SES e a gestão de Araguaína, entre os assuntos estiveram a questão dos hospitais. Uma das sugestões se refere a criação de um hospital de campanha, que para o Estado, não é remota e é  está estudada, entretanto deve ser implementada em um momento posterior já que os recursos disponíveis na rede hospitalar são suficientes neste primeiro ciclo.

Além disso, Hospital Regional de Araguaína (HRA) foi mencionado como uma unidade hábil para recebimento dos pacientes com sintomas moderados a graves de covid-19. Entretendo, segundo a SES, estão sendo implantados 10 leitos isolados de UTI no HRA, e nas seis unidades hospitalares do Estado na região Macro Norte estão sendo implantados leitos clínicos.

Além disso, segundo o Município, o Hospital Municipal de Araguaína, que atende crianças, dois leitos com respiradores estão preparados e existe a possibilidade de ampliação de mais um. No Hospital Dom Orione está em andamento a implantação de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Já na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araguaína utilizada para estabilização, existe um leito com respirador preparado. Como parte das ações de combate ao coronavírus, o Município está reformando o prédio da UPA Vila Norte para possibilitar a instalação de 15 leitos com respiradores.

Durante a reunião, o Estado afirmou que  pediu 60 kits, com ventilador e respirador, para o Governo Federal e foi informado que o Tocantins receberá apenas dez. Desses, a gestão de saúde irá avaliar o envio de parte para Araguaína, para evitar o transporte para Palmas.

Estoques e testes

Outra cobrança é com relação a equipamentos de segurança. Na reunião, o Estado enfatizou que têm enfrentado, devido aos altos preços praticados no Brasil e no mundo com a demanda consequente da Covid-19, a falta de disponibilidade de produtos, como as máscaras N95 para entrega imediata. Mas o abastecimento regular do Estoque estadual deve ocorrer nos próximos meses.

Com relação aos testes, durante a reunião foi sugerida a disponibilização do laboratório de Veterinária e Zootecnia do polo de Araguaína da Universidade Federal do Tocantins (UFT) para futuros testes de Covid-19. A possibilidade será estudada para que seja efetivada pela gestão estadual. Atualmente somente o Lacen em Palmas realiza os testes.

Assistência às famílias

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, também pediu para que Estado ajude na alimentação das famílias carentes. O Município já liberou a compra de 21 mil cestas básicas e com a revogação da flexibilização de funcionamento do comércio por parte da Justiça, seriam necessárias 60 mil unidades para o atendimento nos próximos três meses.