Após polêmica de que o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) seria desativado e os animais teriam que ser transferidos para Palmas, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informou que o Centro de Araguaína será mantido. O órgão explicou que compreende a importância do local e somente alguns animais serão deslocados para Palmas a fim de um tratamento mais específico.

“Compreendendo a importância estratégica do Cetas, o Naturatins e a Polícia Militar resolveram que, após avaliação, alguns animais que precisam de tratamento mais específico serão deslocados para Palmas”, diz trecho da nota.

Segundo o Naturatins, os animais que estiverem em condições de reintegração à natureza serão encaminhados para o processo de readaptação e posterior soltura.

O presidente do Naturatins, Marcelo Falcão Soares, destacou também que a atual estrutura do Cetas de Araguaína tem importância estratégica e, por isso, “seu funcionamento será mantido e continuará a receber os animais provenientes do resgate em operações de fiscalização, acidentados ou de entregas voluntárias, até que possa ser construída uma nova estrutura”, completou.