Atualizada às 15:22 de 28.06.2020

Nesta sexta-feira, 26, a Prefeitura de Palmas confirmou que a cidade registrou o 17º óbito decorrente de complicações causadas pela Covid-19. Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) da Capital, um homem de 73 anos de idade, que era diabético, sofria com problemas renais crônicos e estava internado na UTI de um hospital particular de Palmas não resistiu e faleceu na madrugada desta sexta.

Em seu boletim desta sexta, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) trouxe os mesmos dados do idoso que morreu na Capital e disse: “Homem de 73 anos, residente de Palmas, tinha doença renal crônica, faleceu no dia 25 de junho no Hospital Unimed Palmas”. Porém, o boletim diz que a Capital chegou aos 16 óbitos e não 17 como o aponta o boletim da própria prefeitura de Palmas.

A diferença nos números vem desde a última terça-feira, 23, quando a Capital confirmou a 16ª morte por complicações da doença. Na ocasião, o boletim epidemiológico de Palmas confirmou o 16º óbito em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. Uma mulher de 40 anos, residente de Palmas, mas que estava em tratamento contra um câncer em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em um hospital de Goiânia (GO). 

Até quinta-feira, 25, a SES não tinha contabilizado esse óbito e a Capital aparecia com 15 mortes. Nesta sexta, com o registro do homem de 73 anos a Semus confirmou que a Capital tem 17 mortes, enquanto a SES diz que são 16. As duas secretarias foram questionadas sobre a diferença dos números e até o momento não se posicionaram. Mudança nos números pode alterar o total de óbitos no Estado, que já soma 186 mortes por conta da Codid-19. 

Palmas acumula 1.561 pessoas que já tiveram a doença, dos quais 947 pacientes se recuperaram da infecção.

SES

Confira nota da SES sobre a diferença dos dados:

"A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que divulga apenas dados devidamente formalizados. Apesar de ter conhecimento do óbito ocorrido em Goiânia (GO), de paciente residente de Palmas, a notificação ainda não foi concluída por ainda haver investigação da ocorrência. Assim que formalizada a notificação, o óbito será contabilizado nos dados divulgados diariamente."

SEMUS

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus), por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que o óbito a mais registrado no Boletim Epidemiológico da Capital em relação ao Boletim Estadual 
Estado trata-se de uma paciente de 40 anos residente de Palmas que estava em tratamento oncológico no Estado de Goiás e contraiu o novo coronavírus. Ela estava em tratamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e veio a falecer no último dia 21.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) aguarda a declaração de óbito de Goiás para adicionar ao banco de casos do Tocantins. Porém, como a Semus monitorava a paciente e tinha ciência do óbito a adicionou ao Boletim Municipal. A Semus afirma não saber quanto tempo o Estado de Goiás demorará para enviar o documento e atualizar seu banco de dados.