Quando o assunto é saúde pública, é possível elencar diversos problemas que são enfrentados pela população nas unidades de saúde do Tocantins geridas pelo governo do Estado. Entre elas estão a demora na realização de cirurgias eletivas, sendo que a espera em alguns casos é de anos, e até a sujeira encontrada nas unidades hospitalares.

Em entrevista à TV Anhanguera na manhã desta terça-feira, 12, o secretário de Saúde Edgar Tolini falou sobre esses e outros problemas relacionados aos hospitais do Estado, principalmente com relação ao Hospital Geral de Palmas (HGP) e o Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR).

Segundo explicou Tolini, o problema das grandes filas para cirurgias, que não se findam nunca, é que as unidades precisam atender primeiro o que é urgência e emergência, e essas cirurgias devem ser previamente marcadas. “O que estamos fazendo no Tocantins é diminuir o tempo de espera entre o diagnóstico e a realização da cirurgia. Em janeiro deste ano tínhamos 120 pacientes internados na ortopedia do HGP. Não tínhamos leitos desocupados para girar essa fila. Hoje temos 80, e o prazo de espera era em torno de 45 dias e hoje abaixamos para 20. Somente neste último mês o HGP operou mais de 100 pacientes de várias especialidades. Hoje não temos nenhum paciente internado acima de 90 dias, o que deixa os leitos livres para implantar as cirurgias eletivas”, explicou, ressaltando que o novo programa Opera Tocantins irá abranger os 18 hospitais da rede.

Ainda para Tolini, sempre haverá filas no sistema, já que “sempre existe um paciente que pode entrar e esperar”, entretanto, o objetivo da gestão é diminuir esse tempo de espera.

O secretário ainda falou na entrevista sobre as reclamações da falta de equipamentos e componentes necessários para cirurgias ortopédicas. “Mesmo àqueles fora da padronização do SUS, o Estado vem fornecendo e atendendo todas as demandas”, disse, ao comentar casos pontuais como o de um paciente da ala ortopédica que está precisando de cirurgia e aguarda há cinco meses.

Remarcações

Em uma das reportagens exibidas pela TV Anhanguera, um paciente entrevistado relatou que já foi preparado para fazer cirurgia nos punhos por quatro vezes, entretanto a equipe do HGP cancelou os procedimentos. Questionado sobre essas remarcações de cirurgias, que prejudicam os pacientes, Tolini explicou: “O que ocorre é que muitas vezes você prepara o paciente, faz a dieta e o coloca no mapa cirúrgico, mas tem a chegada de vítimas de acidente de trânsito, que é um paciente de urgência e emergência. Nessa hora a assistência é prioritária”.

Sobre a resolução dos problemas das filas de pacientes que precisam de cirurgias, o secretário não soube definir uma data, entretanto disse que está trabalhando com toda a equipe da ortopedia e demais especialidades. “Temos todo um conjunto para ser realizado a partir disso podemos dar o fluxo necessário e importante para a população”.

Outras medidas citadas pro Tolini é a estruturação das unidades hospitalares de municípios vizinhos para reduzir o fluxo dos hospitais maiores como o HGP, e os hospitais regionais de Araguaína e Gurupi.

Sujeira nas unidades hospitalares

Diversas denúncias mostraram que, além dos problemas de grande demanda, pacientes e acompanhantes reclamaram sujeira no HGP e no Hospital e Maternidade Dona Regina que, inclusive, enfrentou uma contaminação de uma superbactéria na Unidade de Tratamento Intensivo neonatal recentemente, e ainda precisa de medidas como a restrição de acesso no local. Sobre o assunto, Tolini explicou: “É uma estrutura gigantesca que precisa de uma limpeza adequada. Hoje estamos com um número de profissionais aquém da necessidade. Já solicitamos isso ao governador, que já nos deu apoio, mas depende também da Secretaria de Administração com relação ao cumprimento da responsabilidade fiscal. E outro estudo que estão terminando e pode ser uma saída é a contratação de uma empresa especializada em desinfecção hospitalar. É um trabalho árduo, mas estamos atentos”. O secretário ainda disse que espera nos próximos dias dar uma resposta efetiva à população e que a pasta tem consciência do problema.

Perigo no estacionamento do HGP

Outra reclamação da população é quanto às ocorrências de furtos no estacionamento do HGP, problema que está sendo resolvido com a ajuda da Polícia Militar (PM), conforme comentou o secretário. “Esperamos agora o redimensionamento da estrutura de estacionamento, e com um pouquinho mais de segurança, resolver essa questão. Queremos dar visitante para o visitante, para o trabalhador que fica de plantão muitas vezes por 12 horas, e para quem vem fazer algum tipo de atividade dentro do HGP. Realmente, no começo da noite, temos um fluxo diminuído de pessoas, o que facilita essas ações criminosas, mas a PM tem nos dado apoio e estamos buscando soluções para isso”, finaliza.