Das 47 pessoas que morreram no Tocantins por afogamento em 2019, 49% tinham ingerido bebida alcoólica, 21% estavam em embarcações, porém sem colete salva-vidas, e 13% eram crianças com menos de 13 anos. Os números servem mais como um alerta a população da necessidade de um cuidado redobrado e aos órgãos públicos para criarem meios de diminuir esses dados que significam vidas que se foram e traumas em quem ficou. 

Conforme o major Antônio Soares, gerente do Sistema Integrado de Operações (Siop), no período chuvoso o número de banhistas na praia cai consideravelmente, mas os riscos continuam devido a outros fatores importantes. “Devido a características da nossa hidrografia, a Araguaia-Tocantins, que tem rios largos, correnteza forte e, unido as chuvas constantes, o perigo é maior porque o volume dos rios aumenta, eles ficam mais largos e a profundidade se torna desconhecida, então há uma preocupação quanto às embarcações pequenas que fazem travessia e pescaria, sendo que as pessoas ainda não desenvolveram a cultura de usar o colete salva-vidas”, explica, lembrando que os afogamentos em embarcações que viraram ou pessoas que caíram representam 21% no número total de óbitos e a média nacional de mortes nesse contexto é de 1,5%. 

Outra questão também está relacionada às enxurradas nas cachoeiras e rios menores. “Isso pode oscilar o volume dos rios nas proximidades das hidrelétricas porque quando aumenta o volume, ela abre as comportas e a água desce muito rapidamente. Por isso quem tiver próximo das barragens de Peixe, São Salvador e Lajeado precisa estar alerta na hora de entrar na água”, comenta.

Já os afogamentos com pessoas alcoolizadas continua sendo uma preocupação, pois com o volume maior nos rios, a profundidade também aumenta. “As pessoas bebem e entram na água sem saber até onde é seguro. Durante as chuvas as águas ficam mais hostis e o recomendado é que não entre caso tenha ingerido bebida alcóolica”, frisa. 

Prevenção

Uma medida relativamente nova que vem sendo aperfeiçoada pelo Corpo de Bombeiros é a implantação de um Sistema Integrado de Prevenção aos Afogamentos com várias abordagens e um mesmo objetivo: diminuir o número de afogamentos e mortes no Estado, que tem a adesão de 41 das 83 praias tocantinenses. 

O major Antônio Soares, gerente do Sistema Integrado de Operações (Siop), explicou que o Sistema é composto por guarda-vidas, demarcação de área de banho e de embarcações, placas com orientações de prevenção a afogamentos, sinalizadoras de pontos de risco nas praias de balneários, um spot de áudio para serem rodados nas praias com orientações em áudio e panfletos divulgados em cardápios e mídias sociais. “É um sistema que se complementa com os seus itens para fazer a prevenção aos afogamentos no Estado, instalando o Sistema em 41 praias que já contam com placas, spot de rádio, sinalizações. Nós também cruzamos dados dos Bombeiros, mergulhadores, Guarda Civil e Secretaria de Saúde para ter dados mais contundentes e poder continuar aprimorando”, afirma. 

Com o novo sistema, a expectativa da Corporação é que o número de afogamentos diminuam em 10% em relação aos dados do último triênio. 

O Sistema foi apresentado em dois eventos científicos dos bombeiros pelo Major, um em São Luís (MA), na última semana e outro latino americano em Cascavel (PR). Com isso, toda a formação do Sistema poderá ser ousado como padrão em outros estados onde há lagos e rios. 

Aplicativo

Dentre as ações do Sistema, também foi criado um aplicativo chamado SOS193 com o intuito de dar informações rápidas sobre prevenção e o que fazer em casos de emergências. “A pessoa pode ver as orientações de prevenção e como proceder em casos de afogamentos sem colocar a própria vida em risco, além de orientações quanto a outras 12 emergências. Todas estão no aplicativo que já está funcionando e a pessoa também pode chamar os bombeiros, têm áudios explicativos sobre formas de prevenir”, destaca Soares. 

O aplicativo funciona para celular android e pode ser baixado no play store gratuitamente. 

Dicas

O Major Soares dá orientações sobre os principais cuidados a serem tomados pela população para evitar afogamentos como não entrar na água alcoolizado, estar sempre perto das crianças e usar colete salva-vidas. “São medidas simples que realmente podem salvar vidas e evitar transtornos”, completa. 

Confira vídeo abaixo: