Em situação de emergência desde o dia 26 de fevereiro deste ano devido aos prejuízos econômicos e sociais causados pelas fortes chuvas, os municípios de Cristalândia, Dueré, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão, Pium e Santa Rita do Tocantins, no Sudoeste do Estado, começaram a receber do governo do Estado, por meio da Defesa Civil Estadual com o envio de colchões, kits de higiene pessoal e limpeza e alimentos.

A entrega oficial foi realizada na manhã deste sábado, 24, pela vice-governadora Cláudia Lelis, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Coronel Dodsley Yuri, representantes da Defesa Civil e demais autoridades, na sede da Superintendência do órgão na Quadra 801 Sul. Esse é o primeiro evento oficial que a vice-governadora participa após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que cassou os mandatos do governador do Tocantins, Marcelo Miranda (MDB), e da vice Claudia Lelis (PV), na última quinta-feira, 22.

De acordo com o Superintendente da Defesa Civil, Major Diógenes Madeira de Oliveira, a partir do reconhecimento federal da situação de emergência nos municípios, o Estado solicitou ao governo federal ajuda humanitária para socorrer as famílias afetadas pelas enchentes. “Na última quinta-feira recebemos os kits e já começamos a distribui-los para garantir a assistências as famílias afetadas”, informou.

Além das entregas dos kits, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO) recebeu mais dois caminhões para reforçar a atuação da corporação. O custo total dos veículos foi de R$  5 milhões.