Os servidores públicos municipais da Saúde, acima de 60 anos, devem trabalhar a partir desta segunda-feira, 30, de casa. A determinação é publicada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). A medida funcionará enquanto vigorar o estado de calamidade pública, estabelecido em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19).

Conforme o Executivo, a intenção é diminuir o risco de contaminação e vítimas fatais pela doença.

Na mesma Portaria também foi determinado o afastamento de servidores que comprovaram o diagnóstico de comorbidades que se enquadram no grupo de risco, estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS), mediante laudos e documentos comprobatórios das patologias.

De acordo com a Prefeitura de Palmas, a decisão levou em consideração diversas decisões que têm por finalidade conter o avanço da Covid-19, em âmbito nacional, a exemplo da declaração de emergência em saúde pública de importância internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 30 de janeiro, além da portaria do Ministério da Saúde, que declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN).

Outra justificativa da Semus é a declaração de estado de calamidade pública do Estado do Tocantins e ainda o Decreto 1.859, de 18 de março, que adotou estratégias de enfrentamento ao coronavírus.