No final do ano de 2018, na semana do Natal, quatorze mulheres que moram na Capital e em outros municípios do Tocantins procuraram a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) para denunciar que seus nomes e imagens estavam sendo divulgados como se fossem garotas de programa através no aplicativo de conversa Whatsapp. Após investigação, um homem de 27 anos foi preso suspeito de ser o autor do crime.

De acordo com a delegada responsável pelo caso, Milena Santana de Araújo Lima, o suspeito, que não teve a identidade divulgada, teria tido acesso ao perfil das vítimas nas redes sociais e ao telefone de cada uma, e estava fazendo as publicações. “Somente ele estava divulgando, mas não é possível especificar a extensão das publicações, porque a pessoa publica e outras reencaminham”, explicou.

Ainda segundo a delegada, ele foi detido, confessou o crime, porém não ficou preso por não se tratar de uma situação de flagrante, não sendo cabível a medida protetiva. “Ele vai responder em liberdade pelo crime de difamação com aumento de pena”.

Milena também destaca que o indivíduo agiu sozinho, e aparentemente se mostrou arrependido pela ação. “Ele vai responder penalmente e é provável que as mulheres entrem com pedido de reparação civil”, finalizou a delegada.

Caso alguma pessoa tenha sido vítima de crimes cibernéricos deve porcurar a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), localizada no Complexo II de Delegacias Especializadas da Polícia Civil, na Avenida Teotônio Segurado, Qd. 202 sul, Conj. I, Lt.04, Plano Diretor Sul, Palmas-TO.