Para atender pedidos de detentos das unidades prisionais do Tocantins, mães, esposa ou irmãs se arriscam levando drogas e outros objetos nas suas partes íntimas para dentro das cadeias. O último caso registrado, desta vez na Cadeia Pública de Guaraí, município distante 177 km de Palmas, ocorreu na tarde desta sexta-feira, 8.

Agentes flagraram uma jovem de 20 anos tentando entrar com drogas escondidas na sua genitália para entregar ao seu marido, o detento Romulo Silva de Araújo, que cumpre pena por homicídio. Este é o sexto caso registrado pela Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju) somente este ano.

Segundo a pasta, a direção da unidade recebeu uma denúncia anônima informando que a jovem carregava objetos ilícitos. Assim, a mulher passou por revista pessoal e, como a agente responsável percebeu um comportamento estranho, a encaminhou para a direção da unidade. Ela confessou a ação e apresentou a droga, aparentemente maconha e crack, que estava em um pacote.

A mulher e seu marido foram conduzidos à delegacia da cidade para registro do flagrante. Ela responderá por tráfico de drogas e, se condenada, pode pegar pena entre 5 e 15 anos de reclusão. Já seu esposo, que receberia a droga, responderá um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) em seu desfavor, informou a Seciju.

Outros casos

Em janeiro deste ano, ocorreram duas prisões do mesmo tipo nos municípios de Colinas e Paraíso do Tocantins. Em fevereiro, duas mulheres também tentaram entregar ilícitos nas cadeias de Colinas e em Palmas, entretanto na Capital, a mãe de um detento tentava entrar na CPP de Palmas com um mini celular.

O último registro ocorreu em Tocantinópolis, quando uma mulher, acompanhada da filha, pretendia entrar na Cadeia Pública de Tocantinópolis com uma substância análoga a maconha escondida nas partes íntimas.