Uma mulher, sem nome divulgado, que praticava crimes de falsa identidade e difamação por meio de bate-papo em rede social utilizando nome e telefone pessoal da vítima e os codinomes de “advogata, cachorrinha e amante” foi localizada pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), na última quarta-feira, 28. Ela se passava pela vítima, que era ex-namorada de seu companheiro, e oferecia serviços de natureza sexual.  As informações são da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Milena Santana, delegada responsável pelo caso, afirmou que as investigações ocorriam desde o ano passado e que durante esse tempo precisou ouvir testemunhas e analisar provas técnicas até chegar até a autora do crime.

A SSP informou que o crime foi monitorado em tempo real enquanto a vítima estava na delegacia. Conforme Milena, após quatro horas seguidas, a equipe da Polícia Civil (PC) conseguiu colher as evidências. “Depois de um completo trabalho de investigação, chegamos à autoria”, destacou a delegada.

Com as apurações, a PC pode constatar que a vítima, após o crime, passou a receber ligações e mensagens de interessados por horas até de diversas localidades, além de outros Estados. Após o crime, a vítima teve que fazer acompanhamento psicológico.

A PC indiciou a autora do crime pelos crimes de falsa identidade, se culpada ela pode levar de três meses a um ano de prisão; e difamação majorada, se detida, ela pode ser presa durante três meses a um ano, além de multa, com aumento de um terço da pena.

Dicas

A delegada orientou que as pessoas que são vítimas em qualquer crime que ocorrem na internet devem procurar a Polícia Civil. Além disso, Milena pontua que é de suma importância que a vítima guarde todas as evidências do crime.