Aquela sensação de inchaço no fim do dia é algo que incomoda e até dificulta a vida de muitas pessoas que sofrem com retenção de líquidos. O problema que é muito comum entre os brasileiros, especialmente em mulheres, pode deixar braços, pernas ou o corpo todo inchado e dolorido, além dos quilos a mais que aparecem na balança pelo líquido em excesso.

A esteticista Natiése Allebrandt explica que a retenção pode ter diferentes causas. “Normalmente o edema é resultado de um extravasamento de um líquido que sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo. Pode ser por problemas renais, cardíacos ou hepáticos, remédios como alguns anti-hipertensivos, reações inflamatórias, como as que ocorrem em reações alérgicas. Por isso a retenção deve ser investigada mais a fundo por um profissional especializado”, afirma.

Conforme a esteticista, a retenção ocorre com mais frequência em mulheres, principalmente durante o ciclo menstrual. “Nesse período os níveis do hormônio progesterona aumentam e uma das reações disso é o acúmulo de líquidos, por isso que aparece aquele leve inchaço, principalmente na parte inferior do abdômen”, ressalta a profissional.

A observação mais cuidadosa das reações corporais durante o ciclo menstrual foi justamente o que fez a advogada Mariana Mendes de Oliveira, 29 anos, descobrir que estava retendo líquidos no corpo. “Já tenho sintomas do edema desde quando era adolescente porque a minha retenção é hormonal e acontece mais perto da menstruação. Mas comecei a perceber o problema com mais clareza há pouco mais de um mês agora que voltei a malhar”, conta.

Segundo Oliveira, a retenção faz com que seu peso saia de 68 quilos para quase 70. “Eu tenho hábito de pesar antes e depois do meu treino e assim percebi que, principalmente durante meu ciclo, chego na academia com quase 1,4 kg a mais que o normal e saio sem esse peso em excesso depois da atividade física, porque eu suo e bebo menos água”, explica a advogada.

Para tentar diminuir os efeitos do edema, Oliveira conta que não chegou a ir em um médico, mas precisou mudar a rotina e adotar medidas diárias. “Eu faço ingestão de chás diuréticos, melhorei a alimentação e diminui o sal, também quero fazer drenagem linfática e a prática de atividades físicas já ajuda muito”, finaliza.

Dicas

Allebrandt comenta que a drenagem linfática é uma boa opção para quem quer diminuir o inchaço no corpo. “Esse método é um dos mais procurados, por ser um tipo de massagem que tenta drenar líquidos e toxinas acumuladas no corpo encaminhando-os suavemente até os gânglios localizados na virilha, axilas e pernas”, explica a esteticista.

Além dos métodos estéticos, a pessoa que sofre retenção deve mudar hábitos alimentares e evitar alimentos industrializados que costumam ser repletos de sódio, conforme elenca o Ministério da Saúde.