O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira, 28, que enviará 864 mil unidades de medicamentos de intubação orotraqueal (IOT) aos estados. A previsão é de que os medicamentos cheguem às unidades federativas em até 48 horas. Esses insumos foram adquiridos por pregões realizados pela pasta e também aquisições via Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Questionada pelo Jornal do Tocantins, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) disse que aguarda a informação do Ministério da Saúde (MS) sobre a data de envio dos medicamentos para intubação. A redação também questionou sobre o quantitativo de unidades que o Tocantins irá receber e a Saúde Estadual disse que recebeu “a informação da chegada de 7.075 frascos de Citrato de Fentanila 0,05mg/ml – anestésico”, escreveu. 

Segundo o ministério, a distribuição às unidades federativas será feita por meio de parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e com o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). “A divisão leva em conta o consumo médio mensal e os estoques dos medicamentos – as duas informações essenciais para a consolidação do processo de divisão dos insumos pelo país”, informou em nota o ministério.

Apesar da presença do anestésico ser parte do chamado kit intubação, em falta na rede pública, esse kit precisa de mais outros dois medicamentos completos. Além disso, o Citrato de Fentanila será enviado para a rede de atenção básica e não para a rede hospitalar, conforme a SES. 

Entretanto, o Ministério da Saúde já anunciou que aguarda receber mais 1,1 milhão de unidades de medicamentos do kit intubação, doados por empresas, que devem ser entregues nos próximos dias. 

Acrescentou que o país receberá mais 1,1 milhão de unidades de medicamentos do kit intubação, doados por empresas, o que deve ocorrer “nos próximos dias”. Até esta quarta-feira, 28, o Tocantins tinha 16 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Covid-19 bloqueados justamente por falta desses insumos dos kits intubação. O dado não havia sido atualizado nesta quinta. 

Nessa data, a SES já havia informado que os medicamentos recebidos estão sendo priorizados para os pacientes que já estão internados e por isso, aguardava o recebimento de maior quantidade de insumos para desbloquear os leitos. O MS disse que distribuiu neste mês um total de 2,3 milhões de unidades doadas no País.