Nesta sexta-feira, 19, o Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 19ª Promotoria de Justiça da Capital, estabeleceu procedimento administrativo com o propósito de reestruturar a oferta de leitos de UTI, leitos clínicos e dos demais serviços prestados pelo Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), de modo a adequá-la à atual demanda de pacientes da unidade de saúde.

O procedimento foi aberto baseado no fato que a unidade de saúde possui alta demanda de atendimentos, sendo recorrentes na 19ª Promotoria de Justiça da Capital as reclamações relacionadas à oferta dos serviços, insumos e leitos clínicos e de UTI. A situação levou o promotor de Justiça Thiago Ribeiro Franco Vilela a concluir que a demanda pelos serviços é superior à capacidade de atendimento da unidade hospitalar.

A partir da instauração do procedimento, a promotoria passa a apurar detalhadamente as informações e empreender diligências junto à Secretaria Estadual de Saúde (SES) e demais órgãos, objetivando as adequações nos serviços do HMDR. A unidade de saúde realiza atendimentos complexos às gestantes, desde exame pré-natal até procedimentos cirúrgicos avançados nas parturientes e também nas crianças.