Atualizada às 17:27

Ausência de equipamentos básicos de segurança e proteção contra incêndio e pânicos, como por exemplo, hidrantes, alarme, sinalização, iluminação e saída de emergência estão comprometidos no Hospital Geral de Palmas (HGP). A análise é do Ministério Público Estadual (MPE) e Corpo de Bombeiros, que também identificaram, nesta semana, sérios riscos no Hospital e Maternidade Dona Regina, também na Capital.

“No Dona Regina nossa preocupação é maior porque a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e a UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) ficam no terceiro piso e a dificuldade de evacuação dessas pessoas é muito mais difícil caso tenha um incêndio. Se pegar fogo hoje na unidade, com certeza teremos uma tragédia”, diz a promotora Araína Cesárea D'Alessandro, que também não descarta a  possibilidade de uma interdição caso as medidas não sejam tomadas pelo Estado.

O terceiro andar do Dona Regina abriga atualmente 20 leitos de UTI neonatal. Neste pavimento não há sinalização, extintores de incêndio ou qualquer outro equipamento que possam auxiliar na proteção das crianças e dos funcionários em caso de um incêndio.

A promotora ressalta que até a próxima sexta-feira, 14, o Corpo de Bombeiros irá entregar um relatório citando as irregularidades de segurança quanto aos dois hospitais públicos da Capital. “Estamos aguardando o relatório do Corpo de Bombeiros, mas o Estado já tem conhecimento da situação devido a outras notificações já feitas pelos Bombeiros”.

A partir do relatório Araína destaca que os órgãos vão definir as estratégias porque é uma situação que preocupa tanto a Promotoria da Saúde Pública quanto da Saúde Pública. “As estratégias serão adotadas após relatório, que pedimos em caráter de urgência”.

Corpo de Bombeiros

O diretor de Serviços Técnicos, Thiago Franco Santana afirma que verificou várias situações irregulares no HPG e Dona Regina, principalmente nos alarmes, nos hidrantes e a ausência de sinalização de emergência, assim como a falta de adequação nas saídas de emergência. “Faremos a recomendação através de relatório sobre o que precisa ser corrigido, mas verificamos sim que hoje existe uma dificuldade para locomoção das pessoas que estão dentro do prédio em uma situação de possível incêndio, não visualizamos algo que pode ocorrer um incêndio, porém se houvesse hoje seria preocupante”.

Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa, através de nota, que as inconformidades apresentadas na vistoria do Ministério Público do Estado serão todas sanadas com as adequações necessárias que constam no Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico do Hospital e Maternidade Dona Regina, já aprovado pelo Corpo de Bombeiros, com recursos garantidos, aguardando a homologação da licitação para início dos serviços.

“O Hospital também passará por outra adequação para a realização do Projeto de Eficiência Energética, que atenderá todas as exigências das normas de segurança, com início previsto para o mês de março”, garante o Governo.

Já sobre o HGP, em nota, no que se refere as sinalização na unidade o setor de Engenharia da SES já conta com um projeto totalmente aprovado pelo Corpo de Bombeiros, que inclui a reforma, ampliação e sinalização do hospital. O projeto aguarda liberação de bloqueio judiciário referente à Operação Ápia. “Com relação às mangueiras dos hidrômetros, no momento da visita do MPE, a empresa responsável já realizava manutenção e a questão foi prontamente sanada”, diz.