O Ministério Público Estadual (MPE) requer que a BRK Ambiental seja condenada a pagar indenização por danos morais coletivos, no valor mínimo de R$ 500 mil, por ter fornecido água a consumidores de Araguaína em desconformidade com os parâmetros técnicos. O pedido foi por meio de uma Ação Civil Pública ajuizada ontem, dia 20 de abril.  A ação também requer que a BRK seja obrigada a adotar as providências necessárias para que a água fornecida esteja dentro dos padrões legais de potabilidade.

O problema teria ocorrido em agosto de 2016, nos setores Noroeste, Brasil, Couto Magalhães e Itapuã nos meses de junho, julho e agosto. Conforme o MPE, a água  possuía elevado teor de manganês e baixo teor de cloro, considerando-se os parâmetros estabelecidos pela Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde.

Ainda conforme o MPE, a Ação foi proposta pela Promotora de Justiça Araína Cesárea D'Alessandro, que acompanha o caso desde agosto de 2016.

Por meio de nota, a BRK Ambiental informou que não foi notificada sobre a ação e que não se manifestará sobre o assunto.