Uma vistoria realizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) nas unidades básicas de saúde das quadras 403 Norte, 508 Norte e 405 Norte, em Palmas, constatou falta de médicos, profissionais com a sobrecarga de trabalho e estruturas precárias. A visita ocorreu nesta quarta-feira, 21, com o objetivo de conversar com as equipes de profissionais da saúde, os pacientes e verificar a existência da à regularidade dos serviços.

O MPTO divulgou algumas imagens sobre as situações dos locais que mostram infiltrações no teto, falta de cerâmicas no piso, pintura das paredes, além de móveis entulhados. Conforme o Ministério, as reclamações colhidas ainda serão formalizadas em um procedimento pela 19ª Promotoria de Justiça da Capital para as providências cabíveis.

Problemas

Segundo o MPTO na Quadra 403 Norte, a reclamação era sobre sobrecarga dos serviços já que a equipe estaria desfalcada por um médico e dois técnicos de enfermagem. Devido a situação, os atendimento são realizados por uma médica residente. Essa situação teria sido relatada à Secretaria de Saúde do Município, entretanto o problema ainda não foi solucionado.

Ainda nos relatos colhidos nessa unidade de saúde, haveria servidores com três férias vencidas, entretanto não conseguiram autorização para a saída por falta de pessoal. No que se refere as estrutura, no local ficou constatado portas quebradas.

Já na unidade da Quadra 508 Norte, conforme o MPTO, os relatos eram sobre a necessidade de reforma e ampliação do prédio, que não comportaria mais a quantidade de pacientes recebidos. A informação é que a unidade atende o dobro de pacientes de sua capacidade e desde a inauguração não houve reformas ou ampliações.  

Entre os problemas desse local estariam à falta de um local específico para a manipulação do lixo hospitalar e a triagem de pacientes estaria prejudicada devido ao limitado da recepção.

A última visita ocorreu na Quadra 405 Norte e a principal reclamação também se concentrou nos problemas na estrutura física. Nos relatos colhidos pelo MPTO são citadas a necessidade de limpeza na área externa do prédio, que tem lixo acumulado, e o ambiente de despejo de lixo hospitalar estaria sem chaves. 

Saúde Municipal 

Confira a nota enviada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus):

"A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) explica que todos os profissionais estão atuando conforme o vínculo empregatício estabelecido pelas recomendações do Ministério da Saúde. A rede municipal tem oferecido profissionais médicos além das equipes compostas nas Unidades de Saúde da Família (USFs), para atuarem nas áreas de maior vulnerabilidade ou maior necessidade de atendimento.
 
A USF da Arno 41 (403 Norte) possui três equipes de saúde da família, composta por cinco médicos residentes que atuam na unidade, três enfermeiros e seis técnicos de enfermagem, além de quatro cirurgiões-dentistas, quatro auxiliares de consultório dentário, quatro assistentes administrativos/recepcionistas e 16 agentes comunitários de saúde. 

Já a USF da Arno 42 (405 Norte) possui duas equipes de saúde da família, com dois médicos, dois enfermeiros e sete técnicos de enfermagem, além de três cirurgiões dentistas, dois auxiliares de consultório dentário, cinco assistentes administrativos/recepcionistas e nove agentes comunitários de saúde atuando.

Na USF da Arno 64 (508 Norte) possui duas equipes de saúde da família, sendo dois médicos, dois enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem, além de dois cirurgiões dentistas, um auxiliar de consultório dentário, três assistentes administrativos/recepcionistas e 10 agentes comunitários de saúde atuando.

A Semus informa que existe um processo de reforma predial para todas as USFs de Palmas incluindo a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas (UVCZ). A demanda já foi autorizada e dará andamento à reforma."