Após frequentes casos de maus-tratos, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) pediu à Justiça que suspenda o poder familiar de duas crianças, de 4 anos e 9 meses, em Miracema do Tocantins. O MPTO informou que ao receber relatos sobre os maus-tratos dos pais contra os dois filhos, inúmeros tentativas de reabilitação do ambiente familiar, entretanto não houve sucesso. 

O Ministério Público informou que a atuação começou há quase dois anos, quando houve a exposição dos casos. Os pais das duas crianças estariam expondo ambas a situações de risco pessoal e vulnerabilidade. Os dois alvos do processo, além dos maus-tratos, ainda, conforme os relatos, seriam usuários constantes de drogas ilícitas e álcool. 

Apesar da atuação do MPTO, em uma visita realizada em outubro do ano passado, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) confirmou que o quadro de insalubridade do local de moradia continuava. Além disso, a residência em que mora a família está em bastante precária e construída em terreno irregular

No dia da visita ainda, os profissionais do Creas de Miracema encontraram as crianças sujas e com poucas roupas disponíveis.

Devido a situação, o MPTO enviou à Justiça o pedido de suspensão de poder familiar e também requereu a aplicação de acolhimento institucional dos menores. As duas crianças, caso a Justiça defira o pedido, devem ficar em uma entidade custeada pelo Município de Miracema ou serem incluídas em Programa de Acolhimento Familiar.