Evitar aglomeração de pessoas é uma das recomendações principais de combate ao novo coronavírus, porém, diversos cidadãos palmenses precisam se deslocar diariamente de ônibus para seu local de trabalho ou até mesmo para atividades rotineiras do dia-a-dia como idas a supermercado, farmácia e em visitas a parentes e amigos.

Na maioria dos casos, o transporte público é utilizado por falta de outra alternativa. Moradora do Taquari, a doméstica Maria Zilma Souza, 53 anos, trabalha três vezes por semana no centro e não tem condições financeiras de arcar com outro transporte. Além disso, os veículos costumam estar sempre lotados, porém, ela notou diferença na movimentação nos últimos dias.

“O horário que vim hoje senti que tem menos gente nos ônibus, não sei se mudaram de horário ou se estão com medo. Mas nós que precisamos andar de coletivo todos os dias, o que podemos fazer para mudar? A orientação é lavar as mãos sempre que puder, mas eu, por exemplo, pego dois ônibus por dia, como é que vou lavar as mãos? Não tem nem lugar para isso nas estações”, relatou.

Apesar das dificuldades e de não ter um álcool gel na bolsa, Maria Zilma lava bem as mãos sempre que chega em casa e no serviço.

Enquanto uns trabalham, outros são dispensados. Maria de Fátima Costa, 63 anos, é copeira e faz parte do grupo de risco. Orientada pela sua encarregada a evitar aglomerações, ela aguardava o ônibus para ir para casa, onde deve permanecer nos próximos dias até segunda ordem dos patrões.

“O coronavírus já é uma realidade e não pode ser levado na brincadeira. É importante as pessoas terem consciência das coisas, eu mesma não estou alheia a isso, acompanho jornal e todas as informações possíveis para me prevenir”, pontuou.

Apesar de não apresentar sintomas da doença, Maria de Fátima utilizava máscara durante o expediente e também como medida de prevenção aderiu ao costume de lavar sempre as mãos com água e sabão e utilizar álcool gel, produto que está na despensa de casa, mas em falta nos supermercados.

“Fui em um atacadista aqui de Palmas na sexta-feira e já não tinha mais, utilizo um álcool 70 que já tinha em casa. Mas vai dar tudo certo, é só confiar em Deus e tomar as precauções”, disse.

Assim como a copeira, José Santana, 78 anos, também compõe o grupo de risco e relata que deixou de sair de casa com tanta frequência para evitar aglomerações. “Gosto muito de passear e agora estou evitando isso, só saio quando preciso ir ao supermercado para comprar alguma coisa. Não ficar saindo a qualquer hora é uma forma de me prevenir”, finalizou.

Veículos

O motorista Marcos Antônio Silva Santos, de 48 anos, mesmo sem apresentar sintomas, passou a usar máscara durante o expediente, apesar do incômodo por conta do calor e movimentação do dia-a-dia, além de higienizar as mãos com álcool gel.

Mesmo que pareça impossível a prevenção, diante do grande fluxo de pessoas e da necessidade de manusear dinheiro o dia todo, ele conta que as novas atitudes são tomadas para sua segurança e de seus passageiros.

“Evito ficar dentro do ônibus quando uma viagem termina porque o vírus pode ficar nele e também abro as portas durante esses intervalos para o ar circular melhor. Procuramos sempre deixar a área do volante, banco e onde o motorista possa encostar limpa, antes de passar o carro para outro colega dirigir”, afirmou.

Limpeza

A Diretoria de Gestão de Transporte da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) realizou uma inspeção do processo de higienização dos veículos que atendem os usuários do transporte coletivo na garagem da empresa Expresso Miracema, no Sul da Capital, nesta segunda-feira, 16.

Segundo a Sesmu, a lavagem dos 190 veículos acontece diariamente após o fim do horário de circulação das linhas e será intensificada devido à proliferação da pandemia do novo Coronavírus.

A primeira etapa do processo envolve a parte externa do veículo e em seguida, a área interna, em que são aplicados produtos de limpeza nos assentos, catraca, janelas, corrimão, pisos e portas. A higienização é finalizada com a secagem interna dos veículos. Periodicamente, toda frota passa também por dedetização.

De acordo com a Prefeitura de Palmas, a gestão também orientou as empresas de transporte público coletivo da Capital a repassar orientações sobre medidas preventivas e de higienização aos motoristas. Quanto ao itinerário de linhas de transporte, o município ainda não definiu alterações.