A prefeitura de Porto Nacional decretou luto oficial de três dias, pela morte do Monsenhor Jacinto Carlos Sardinha, ocorrido nesta sexta-feira, 3. O Padre tinha 89 anos e uma vida dedicada ao evangelho. O velório está sendo realizado na Catedral Nossa Senhora das Mercês, onde terá missas durante todo o dia. O sepultamento está previsto para acontecer às 17 horas, no Cemitério Nossa Senhora das Mercês.

Jacinto Carlos Pereira Sardinha, nasceu no ano de 1932, filho de Oscar Sardinha e Honorina Pereira da Costa. Cursou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, residindo no Colégio Pio Brasileiro em Roma, Itália. Obteve o título de Bacharel em Teologia Mora e Licenciatura em Teologia Dogmática. Ordenou-se Sacerdote em Roma, aos 26 anos de idade, no dia 14 de março de 1959. Sua primeira missa foi celebrada nas Catacumbas de Priscila, diante da primeira pintura da Virgem Maria, na Itália. Seu dístico de ordenação: "Em Cristo, sacerdote e vítima, para servir..."

Em sua trajetória, destaca a passagem pela Alemanha em tratamento de saúde e estágio cultural e voltando ao Brasil assumiu a reitoria do seminário menor de São José de Porto Nacional, e acompanhamento pedagógico dos seminaristas maiores, cargos que exerceu durante 39 anos. Durante esse período, exerceu a função de Vigário Geral Diocesano de Dom Alano Du Noday e Dom Celso Pereira de Almeida, Diretor Diocesano da Cáritas Brasileira. Focou sua vida em estudos e na dedicação da formação de futuros presbíteros dentro do autêntico espírito da igreja.