Os moradores do município de Lizarda, na região Leste do Tocantins, distante 276 km de Palmas, estão praticamente isolados devido às péssimas condições das vias que dão acesso a cidade, sendo a TO-245 e a TO-020, em sua maior parte tomada pela lama, já que falta pavimentação asfáltica.

Muitas pessoas da cidade e da zona Rural enfrentam esse pesadelo rotineiramente, principalmente quando precisam ir a Palmas. Quem opta por passar pela TO-245, que passa por Rio Sono, Tocantínia, Lajeado e depois Palmas, precisa enfrentar mais de 200 km de estrada de chão, principalmente no trecho entre de Lizarda até Rio Sono.

A TO-020, que é a mais utilizada pelos viajantes que saem de Lizarda compreende os municípios de Novo Acordo, Aparecida do Rio Negro e depois Palmas, é o mais complexo, conforme denunciou o vereador de Lizarda Nelson de Sousa Brito Neto (MDB), ao Jornal do Tocantins. “O trecho entre Novo Acordo e Lizarda é um dos piores devido à lama que dificulta a travessia. São 175 km de estrada de chão, desses 120 km estão dentro da TO-020 e 55 km na TO- 245”, explica.

Vídeos enviados pelos moradores mostram parte do problema: ônibus atolados e sendo puxados por tratores de agricultores da região.

Um morador da região que preferiu não ser identificado lamenta o descaso e teme também pela segurança das famílias. “Se precisar de socorro médico a pessoa corre risco de morrer, pois até chegar a Palmas ou outra cidade próxima pode ser tarde demais”, lamenta.

Ainda segundo ele a região está esquecida. “Muitas pessoas humildes moram lá e dependem dessas estradas. É muita dificuldade e humilhação”, finaliza.  

O vereador também denuncia que o Governo do Estado já foi informado sobre o caso, inclusive via ofícios para que seja feito algo em definitivo ao que a situação seja amenizada. “O último trabalho de recuperação desses trechos precários ocorreu ainda em 2007 e de lá para cá sobre medidas paliativas, que não resolve o problema”.

Jalapão

Donos de empresas de turismo que fazem a rota Palmas – Jalapão também reclamam das péssimas condições das estradas. Para ter acesso ao local existem as opções via Mateiros, São Félix do Tocantins e Novo Acordo.

Via Mateiros é preciso pegar a TO-225, partindo de Ponte Alta do Tocantins até a chegada em Mateiros. A pavimentação chega apenas até Ponte Alta de lá é preciso enfrentar trecho de estrada de chão. Outra opção disponível é pela TO-030, de Palmas a São Félix do Tocantins com acesso a TO-110.

Outra rota é pela TO-030 saindo de Novo Acordo, bem como pela TO-110, por Mateiros. Pela TO-020, também é possível chegar ao Jalapão, já que essa via liga Novo Acordo com Aparecida do Rio Negro.

O presidente da Associação Tocantinense de Turismo Receptivo, Alex Paulo Siqueira, presidente da Associação Tocantinense de Turismo Receptivo, que também possui uma empresa de turismo na região do Jalapão explica que as estradas estão precárias. “No final do ano passado as agências de turismo se reuniram e tiraram do próprio bolso o dinheiro necessário para o patrolamento. Temos altos custos com carros, pois a quebra de peças e a manutenção são constantes, justamente pelas estradas ruins”, denuncia.

Ainda de acordo com o presidente, o governo do Estado também já foi acionado para que resolva a situação. “Não é só a questão turística, mas as pessoas da região precisam circular e ter acesso a serviços básicos de educação e saúde. A falta de estradas boas dificulta esse acesso”, conclui.

Para o presidente da Associacao Jalapoeira de Condutores Ambientais (Ajaca), José Carlos de Souza, a situação não é nova e preocupa bastante a todos que dependem dessas estradas.  “A região do Jalapão está abandonada. É um descaso com o povo da região”, alerta ao acrescentar que quando preciso vir a Palmas o carro sempre sobre avarias. “Essa situação também inibe a chegada de mais turistas, pois a falta de investimentos atrapalha o desenvolvimento e consequentemente a geração de renda. Não sabemos quando tempo isso durará, pois entra ano e sai ano e nada acontece”, lamenta.

Governo

Procurada pela reportagem, o Governo do Estado se manifestou por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) e informou que os trechos da  rodovia TO-020 e da TO-245, que dão acesso a Lizarda, serão contemplados  pela força-tarefa de revitalização da malha viária tocantinense. “Os trabalhos dessa força-tarefa devem iniciar em dez dias ou assim que as condições climáticas permitirem. A Ageto informa ainda,  que está buscando recursos com objetivo de melhorar a infraestrutura viária da região”, diz a nota.