A principal avenida de Goiatins, a 468 km de Palmas, está bloqueada desde o início da manhã desta quinta-feira, 27, com pneus queimados pelos moradores em forma de protesto. Segundo os manifestantes, a via está cheia de buracos por causa de caminhões e carretas que passam pelo local todos os dias. Devido ao protesto, uma fila de caminhões se formou na avenida Elói Corrêa.

 

Conforme o morador Flávio Lobão, uma das reivindicações é a manutenção da via e um controle nos horários de passagens dos veículos de carga. “É para melhorar a situação da nossa avenida, está toda deteriorada e estamos protestando também sobre o horário dos caminhões, eles passam 24 horas e está tirando o sossego de quem mora no ‘pé da ponte’”, explica.

Para a moradora Maria dos Reis, o protesto também é por mais fiscalização, além de segurança, escola e saúde para a comunidade. “Devido a esses buracos, a quantidade de carreta que passa, ninguém consegue dormir à noite, é insuportável. Tinha que ter outro caminho para eles passarem. Até que tem o limite de peso, mas não tem como pesar, todo tipo de carreta passa pela avenida. Além disso, também ficamos sem energia por dias, não tem unidade de saúde perto, nem escola”, frisa.

Os primeiros registros de queima de pneus ocorreram por volta das 6h e, segundo os manifestantes, não há previsão de término. Um caminhão também é usado para interditar a passagem de veículos pesados.

Os moradores alegam que esperarão uma conversa e acordo, tanto com a Prefeitura Municipal, quanto com a empresa responsável pelo transporte de cargas da região. Além da restauração da avenida e controle do tráfego, eles também pedem para que não falte água e enervia no povoado de Helenópolis, algo que estaria acontecendo rotineiramente, e também indenização das pessoas que moram perto da ponte. 

O Jornal do Tocantins tenta contato com a Prefeitura Municipal e voltará com mais informações em breve. (Com informações de Luzinete Martins)