Um aplicativo de celular ajudou um morador da Capital a indicar a localização de uma moto roubada à Polícia Militar (PM). O caso aconteceu na última quarta-feira, 30. Um morador da Quadra 1.003 Sul, cujo nome não foi identificado, teria suspeitado de um indivíduo circulando em uma moto pela quadra e consultado os dados do veículo em aplicativo de celular Sinesp Cidadão do Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública que permite verificação de possíveis irregularidades referentes ao veículo.

Segundo informou a Polícia Militar (PM), a consulta demonstrou que a moto Biz C-100 possuía restrição de furto e/ou roubo. Depois de acionados, policiais da Rede Comunitária de Segurança (RCS) da região pararam o suspeito com a moto, que informou que o veículo pertencia a um amigo músico e que a teria comprado em uma oficina no Jardim Taquari, bairro da Região Sul de Palmas. O veículo e o suspeito foram encaminhados à Central de Flagrantes para encaminhamentos legais.

O aplicativo usado para a consulta à restrição foi disponibilizado na internet (no Google Play) pelo Ministério da Justiça para que dele qualquer pessoa possa checar a placa de um veículo e verificar se é produto de furto ou roubo, consulta de nomes de pessoas com mandado de prisão ou aquelas que estão desaparecidas. Apesar de o aplicativo estar disponível para download sem restrições de uso, a PM advertiu que a população não deve realizar abordagens a qualquer suspeito e acionar a polícia imediatamente.