No Dia de Finados, celebrado nesta terça-feira, 2, os cemitérios de Palmas e demais cidades tocantinenses receberam familiares de pessoas que perderam entes queridos para homenagens, além de missas em memória aos que já partiram.

Em Palmas, o técnico agrícola Paulo Cardoso, 51 anos, esteve no cemitério Jardim da Paz para visitar as sepulturas do pai, irmão, sogro – que morreu em decorrência de Covid-19 -, e outras pessoas queridas. “É uma lembrança do ente querido que já se foi, uma homenagem, e para rezar, pedir intercessão de Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo e todos os Santos, que eles consigam ter uma paz eterna e descanso com o senhor”, contou, ressaltando que o sogro faleceu da doença em março deste ano.

Durante todo o dia de homenagens, os cemitérios estiveram com visitantes e realizaram celebrações religiosas. Nos maiores da Capital, o Jardim da Paz e Jardim das Acácias, realizaram quatro missas, duas pela manhã e duas à tarde.

No interior, em Araguaína e Gurupi, também ocorreram revitalizações e celebrações ontem. Na cidade ao Norte do Estado, eram esperadas cerca de 40 mil pessoas nos cemitérios São Lázaro e Jardim das Paineiras. Ao Sul, os cemitérios Santo Antônio (velho) e São José (novo) realizaram, juntos, 15 missas ao longo do dia.

Paraíso

Um mar de balões rosa e cinza, em formato de coração, preencheu o céu de Paraíso do Tocantins na manhã desta terça, Dia de Finados. O momento ocorreu durante a solenidade de celebração religiosa em lembranças às pessoas que já morreram e reuniu centenas no Cemitério Municipal Bom Jesus. 

O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal e a Paróquia São José Operário. O momento religioso contou com as bênçãos do padre José Bento e ao final da missa, dezenas de balões, representando as pessoas que morreram em decorrência da Covid-19 na cidade, foram soltos pelos fiéis no céu de Paraíso.