A manhã de ontem foi de formatura e condecorações para boa parte do efetivo do 22º Batalhão de Infantaria, sediado na Capital. A solenidade de formatura de cerca de 300 soldados e as entregas de medalhas a vários oficiais em comemoração ao Dia do Soldado, celebrado ontem, foi conduzida pelo tenente-coronel Eduardo Magalhães Alcoforado e contou com a participação de diversas autoridades civis e militares.

Alcoforado, que é o atual subcomandante do batalhão, afirmou que a solenidade foi em homenagem ao patrono da categoria, Duque de Caxias. “Realizamos a formatura de cerca de 300 soldados e a condecoração de 12 militares, com medalhas entregues por bons ou relevantes serviços prestados,” disse.

O subcomandante disse ainda que no mesmo momento, o coronel Roberto Adriano Dorneles de Matos, responsável maior pelo batalhão, estava em Brasília (DF), no comando do Exército Brasileiro, recebendo a Comenda do Pacificador, título de reconhecimento que foi outorgado ao batalhão tocantinense.

Reconhecimento

Para Eli Lindolfo Barbosa, segundo sargento de Infantaria, 37 anos, natural de Fortaleza (CE), casado, servindo há sete meses em Palmas, o recebimento da Medalha Corpo de Tropa, por dez anos de serviços prestados em organização de corpo de tropa é muito importante. “Essa medalha é fruto de um trabalho bastante árduo, e foi alcançada ao longo desses dez anos de serviços,” disse ele.