Mesmo em meio à pandemia da Covid-19 e a orientação de isolamento social, o número de registros de casos de embriaguez ao volante aumentou, sendo um crescimento de 9,4% nas prisões e 10,3% nas autuações. Esse dado compara as prisões realizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nos mesmos períodos dos dois últimos anos. 

De janeiro até o último domingo, 23, a PRF prendeu 70 pessoas pela infração, sendo somente nesta última data quatro detenções. Já no ano passado, no mesmo período, eram 64 pessoas presas.  Já no que se refere às autuações, conforme o levantamento, no mesmo período, houve 214 flagrantes em 2020 e 194 em 2019. 

Os dados da PRF forma divulgados no final desta segunda-feira, 24. 

Domingo

Neste domingo, conforme a PRF, as quatro ocorrências de embriaguez ao volante ocorreram em Araguaína e Guaraí na BR-153. Os condutores dos flagrantes foram presos e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil e enquadrados no Art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro, que fala sobre a condução de veículo com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool. 

Segundo a PRF, o primeiro flagrante ocorreu, por volta das 7 horas, quando a equipe da PRF se deslocou até o km 141 da BR-153, em Araguaína, para atender um acidente. No local, o condutor de uma motocicleta de 23 anos, que estava com uma adolescente, tinha perdido o controle do veículo e saído da pista. Ao realizar o teste de etilômetro, os policiais apuraram 0,95 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. 

Já o segundo caso, no km 137 da mesma rodovia também em Araguaína, já ás 16 horas, ocorreu quando a PRF sinalizou para um homem de 47, que pilotava uma moto, realizar uma parada. A PRF informou que o homem após apresentar sinais típicos de embriaguez passou pelo teste e o resultado foi de 0.45 miligramas de álcool. 

A terceira ocorrência, ainda no km 137 e no mesmo horário, ocorreu durante a abordagem de outro motociclista, de 26 anos, que também apresentava  sinais de embriaguez. Após ser submetido ao exame de alcoolemia,  com resultado do teor de 0.46, o jovem declarou que ingeriu whyski e cerveja ao longo do dia. 

A última ocorrência foi registrada no município de Guaraí/TO, durante fiscalização no km 335 da BR-153, já por volta das 17 horas, quando a equipe da PRF abordou o carro conduzido por um homem de 58 anos. Ao ser realizado o teste, apurou-se o resultado de 0.47 mg/l de ar alveolar.