Mesmo após as pancadas de chuvas registradas no final de semana e feriado na Capital, a região de Palmas será novamente alvo da Operação Integrada de Fiscalização Contra os Incêndios Florestais do Comitê Estadual do Fogo. Esse trabalho de fiscalização começa nesta quinta-feira, 15, em especial no Parque Estadual do Lajeado. 

Conforme a Defesa Civil, que coordena as ações, a ação irá alertar a população da proibição do uso do fogo que se entende até 13 de novembro, mesmo com a incidência de chuvas ocasionais em todo o Estado. Além de alertar sobre a restrição, as equipes de fiscalização irão percorrer áreas com focos de queimada registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). 

O mês de outubro já registrou em quase 15 dias 1.244 focos de calor, em setembro, mês com mais registros de 2020, foram 3.977. Em todo o ano o Tocantins teve 10.414 casos, uma redução de 16% ao se comparar com 2019. Entretanto, apesar da queda nos números os cuidados devem continuar. 

A Defesa Civil Estadual alerta que muitos dos registros de casos de fogo estão ocorrendo devido o uso para limpeza de áreas de pastagem ou como preparo de solo para lavouras. Algumas situações como essas foram comprovadas em Dianópolis, onde as equipes de fiscalização estiveram semana passada durante uma ação da Operação Integrada.

Chuvas 

Segundo a Defesa Civil, com as chuvas registradas no final de semana praticamente em todo o estado, muitos focos de queimadas foram extintos. Entre sexta-feira, 9, e segunda-feira, 12, foram registrados apenas 34 focos de calor, sendo que em dias anteriores esse volume era registrado em poucas horas. 

Os dados do Inep mostram registros de no máximo 15 focos diários, enquanto outros dias de outubro foram até 200, e já nesta terça-feira, 13, eram 96.  A previsão da Defesa Civil Estadual é que as chuvas irão ter uma pausa nos próximos dias com registro de sol intenso e a vegetação volta a ficar seca, o que é propício para o fogo. 

Operação 

A Operação Integrada é uma ação da Defesa Civil Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, em parceria com diversos órgãos como o Instituto Natureza (Naturatins), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Ministério Público Estadual, além da Marinha e Exército Brasileiro.