A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a ONG 8 BillionTrees e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizaram na primeira quinzena do mês de dezembro, o plantio de 24 mil mudas de espécies nativas do bioma cerrado. O ato busca restaurar uma área de aproximadamente 20 hectares (ha) dentro do Parque Estadual do Lajeado (PEL).

Segundo o comunicado, o Acordo de cooperação técnica para a realização do plantio no Parque foi celebrado pelo Governo do Tocantins, por meio da Semarh, e a ONG 8 BillionTrees no mês de novembro de 2020, com validade até 2022. Dentre as mudas plantadas no PEL estão os ipês rosa, roxo, branco, amarelo, angico, tamburil, caju, cajuí, genipapo, ingá, paineira, angico preto, angelim amargoso, pata de vaca, guavira, mirindiba, pau pombo e pitomba. 

Essa é a segunda vez que a ONG 8 BillionTrees firma parceria com o Governo do Tocantins para recuperar áreas aqui no Estado. Em janeiro, houve o plantio de mudas de angico, jenipapo, baru e ipês de todas as espécies em propriedades que ficam localizadas em Taquaruçu Grande. No total, a região recebeu o plantio de 10 mil mudas de árvores em uma área de 3 ha. Receberam mudas o sítio Agro Florestal Mãe Terra e a Estância Marina.

A parceria da Semarh com a ONG 8 BillionTrees prevê para o ano que vem o plantio de até 50 mil mudas que serão produzidas pelo viveiro do Estado.