O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para até a próxima quarta-feira, 14, às 23h59. Inicialmente, o prazo se encerrava nesta sexta-feira, 9. 

O Tocantins oferta 947 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2021 da Universidade Federal do Tocantins. O Edital de nº 187/2021 da UFT distribuiu as vagas em ampla concorrência, ações afirmativas – divididas em indígenas e quilombolas – e o sistema de cotas para escolas públicas - Lei 12.711/12. 

Para o semestre de 2021/1 somente a UFT aderiu ao Sisu. Já o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) optaram apenas por processos seletivos próprios.

Inscrição

Para participar do Sisu será exigido do candidato que se tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2020, cujo resultado foi divulgado no dia 29 de março, obtido nota superior a zero na prova de redação e não tenha participado do Enem na condição de treineiro.

Para se inscrever o candidato deve utilizar o mesmo login cadastrado no portal de serviços do governo federal, da mesma forma que fez para acessar o resultado do Enem 2020. O candidato deve se preparar com antecedência para não ter problemas no ato da inscrição do Sisu, quando é exigida a senha do cadastro no portal de serviços. Quem precisar recuperar esses dados já deve providenciá-los.

De acordo com o MEC, as inscrições para primeiro processo seletivo do Sisu de 2021 ultrapassou, até a quanta-feira, 8, a marca de 2 milhões de inscrições.