Com o início do novo ano, uma das primeiras preocupações é com a volta as aulas e as matrículas de novatos nas principais cidades já devem começar nos primeiros dias de 2020. Em Gurupi, o período para efetivação de alunos novatos e dos selecionados, ainda em 2019, começa nesta quinta-feira, 2, e segue até o dia 15 de janeiro. 

As matrículas poderão ser realizadas nas secretarias das unidades educacionais no horário das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A documentação necessária está disponível no site da prefeitura

Já em Araguaína, as matrículas dos novatos podem começar a ser realizada a partir da próxima segunda-feira, 6. No Norte, os alunos têm até o dia 20 e a gestão municipal disponibilizou 3,5 mil novas vagas para alunos na educação infantil e ensino fundamental do 1° ao 5° ano.

Para garantir a vaga para o ano letivo de 2020, os pais deverão realizar a matrícula diretamente nas escolas e creches da rede municipal.

Na Capital, o prazo para para  matrículas e transferências automáticas inicia na quinta-feira, 9. O cadastro dos novatos e pedidos de transferência, que devem ser realizados pelo Sistema Integrado de Matrículas (Simpalmas), pode ser realizado até o dia 14 de janeiro. A lista de classificação dos candidatos e efetivação das matrículas de novos alunos começa no dia 20.

Em dezembro, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) havia recomendado anulação de matrículas de alunos que fogem às normas do Sistema após receber relatos de que escolas da rede municipal estariam adotando como critério o sorteio de vagas, que levam em consideração pedidos dos pais, mães ou responsáveis presentes nas reuniões de sorteio.

Estado

Já o período de matrícula dos alunos novatos na rede estadual de ensino será do dia 13 ao dia 17 de janeiro pelo Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE), no site da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), das 8 às 22 horas. 

Conforme a Seduc, no ato da solicitação da pré-matrícula, os alunos poderão informar três opções de escola ou de turnos diferentes na mesma unidade de ensino. Terão prioridade os estudantes com deficiência ou filhos de pessoas com deficiência, em seguida aqueles que têm irmão já matriculado na escola solicitada pelos pais ou responsáveis. 

Nos dias 20 e 21 de janeiro, após o período de pré-matrículas, acontece a alocação automática das solicitações registradas e nos dias 22 a 24, serão realizadas as matrículas presenciais.