Um cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais e Tabelionato de Notas do Distrito de Sumauma, no município de São Miguel do Tocantins, 624 km de Palmas, foi alvo do cumprimento de mandados de busca e apreensão na manha desta quarta-feira, 8, por suspeita de fraudes em documentações. A investigação aponta que um dos funcionários do cartório estaria confeccionando documentos públicos ideologicamente falsos e praticando tráfico de influência.

Segundo a Polícia Civil, a denúncia partiu de uma requisição do Ministério Público Estadual (MPE-TO), em que uma adolescente, que teria se casado neste cartório em 2010 quando tinha 13 anos, tenta obter documentos junto à Receita Federal e perceber a incompatibilidade no seu ano de nascimento, decorrendo na retenção de suas certidões de casamento e de divórcio pelo órgão. Os policiais civis ainda descobriram que o funcionário suspeito também teria oferecido dinheiro à vítima para que não levasse o caso à frente, inclusive devolvendo a ela os documentos falsificados para que fossem destruídos.

“A partir disso, identificamos pelo menos três fatos de falsidade ideológica só nesse caso. Esse suspeito enganava as vítimas dizendo que, se um advogado iria cobrar R$ 5 mil ou R$ 7 mil por um serviço, ele conseguiria cobrar apenas mil reais, alegando uma falsa amizade com o juiz”, explicou o delegado Thyago Bustorff, ressaltando que os agentes estão em busca das outras vítimas.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que as investigações apontam que o suspeito agiu sozinho e, durante o cumprimento da determinação judicial, encontrava-se no local. O inquérito policial foi instaurado e será concluído em breve, sendo encaminhado em seguida ao Judiciário para que as medidas cabíveis sejam tomadas. O servidor investigado será indiciado pelo crime de falsidade ideológica e tráfico de influência.