Mais duas crianças foram submetidas a cirurgias cardíacas de alta complexidade pela rede pública de saúde estadual. Sadrak Alexandre, 9 anos, e Maria Luísa, 2 anos, ambos operados no Hospital Municipal Doutor Eduardo Medrado, em Araguaína, se recuperam dos procedimentos.

O pequeno Sadrak sofria de uma patologia chamada Comunicação Interventricular e entrou na fila de regulação para realização da cirurgia de alta complexidade no dia 10 de setembro, e pouco mais de um mês, no último domingo, 20, foi submetido ao procedimento aqui mesmo no Estado, fato comemorado pela mãe Patrícia Pereira Domingos. “Quando nos falaram que ele precisaria passar pelo procedimento, nos disseram que ele seria atendido em outro estado, em São Paulo, Rio de Janeiro ou até mesmo em Minas, não tinha um lugar exato. Quando a gente recebeu a ligação informando que ele iria receber esse atendimento em Araguaína, a poucos quilômetros de Palmas, ficamos muito felizes, porque é muito perto. Pra gente foi muito melhor”,  disse Patrícia.

Já a pequena Maria Luísa, de 2 anos, que foi operada nesta segunda, 21, sofria com duas patologias: Comunicação  Interatrial e Comunicação Interventricular. Agora está em monitoramento na Unidade de Terapia Intensiva para recuperação do procedimento.

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, considera que a realização dos procedimentos no Tocantins, além de proporcionar uma grande economia para o orçamento, proporciona um melhor acolhimento aos familiares e às crianças que passam pelas cirurgias. “É um marco histórico que estamos vivendo, em menos de 30 dias, quatro procedimentos cardíacos pediátricos de alta complexidade foram realizados. Estamos vivendo uma nova fase do Sistema Único de Saúde no Tocantins”, disse.

Procedimento

De acordo com a Sesau, atualmente existem cerca  de 11 centros de tratamentos cardíacos pediátricos no país, sendo que a maioria deles está localizada nas regiões Sul e Sudeste. Com a implantação do serviço em Araguaína, o Tocantins se torna referência para a região Norte e Nordeste, dando um grande salto na qualidade dos atendimentos prestados de alta complexidade para crianças.

A equipe está sendo comandada pelo cardiologista Arthur Henrique de Souza, cirurgião cardiovascular pediátrico, com ampla experiência de mais de mil procedimentos realizados. No pós-operatório, as crianças recebem atendimento na Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrica (UTIped) do Hospital sob o comando do responsável técnico, Márcio Brito, e intensivistas da UTI pediátrica.

Ainda de acordo com a Sesau, o Hospital Geral de Palmas está sendo preparado para o serviço de cirurgias pediátricas cardíacas.