Cerca de R$ 24,8 mil em multas foram aplicados durante o período de Piracema 2018/2019 pela Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) na Capital. A informação é do balanço das operações realizadas de novembro até fevereiro divulgado nesta quarta-feira, 27.

Conforme o balanço, 19 pessoas foram flagradas e houve a apreensão de 4.825 metros de rede, 51 varas, molinetes e carretilhas e 48 kg de pescado. Os mais de R$ 24 mil em multas foram de  30 autos de infração contra a fauna silvestre lavrados pelos agentes metropolitanos.

De acordo com a gerente da Guarda Ambiental, inspetor Carlos Lima, as equipes realizaram autuações com blitze nos lagos e regiões no entorno de Palmas, realizando abordagens aquáticas e terrestres. “Mesmo com o fim da Piracema e pesca liberada a partir do dia 1º de março, o pescador deve ficar atento às normas, porque nossas equipes fazem fiscalização durante o ano todo. Os pescadores devem ter em mãos a carteira de pesca, ou seja, licença, e somente o pescador profissional poderá fazer uso de redes e tarrafas, o pescador amador e o esportivo não”, afirma o inspetor.

Piracema

O período de piracema, que é quando de a proibição da pesca, quando os peixes sobem os rios para se reproduzirem, encerra nesta quinta-feira, 28.  A medida leva em consideração a portaria Nº 358 DE 25/10/2018, que regulamenta a Piracema no Tocantins, expedida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).