Equipes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreenderam mais de 1.100 quilos de peixes de várias espécies que estavam em uma caminhonete conduzida por Gilberto Alves Vilela no município de Lagoa da Confusão, distante 220 km da Capital. A apreensão correu no último domingo, 30, quando Vilela foi abordado pelas equipes e, após revista, identificaram os pescados, que não tinham nenhuma nota fiscal ou comprovante de origem.

De acordo com informações dos órgãos, o infrator foi autuado em flagrante delito, com multa no valor de R$ 52 mil. Além disso, Após perícia técnica, foi constatado que aproximadamente mil quilos do peixe estavam em estado de putrefação.

A Polícia Militar Ambiental detalhou que na hora da abordagem, a carroceria veículo de Vilela estava coberta com uma lona, e as equipes constataram várias caixas de isopor com peixes, que já aparentavam estar imprópria para o consumo devido ao forte odor. Em uma residência indicada pelo homem, também foram encontrados pescados em um refrigerador horizontal, também sem as devidas licenças legais.

Descarte

Como estavam impróprios para o consumo, os pescados apreendidos foram descartados no Aterro Sanitário de Paraíso do Tocantins. Entre os peixes apreendidos estavam tucunaré, pirarucu, surubim, piranha, piau, jaraqui, pacu e traira. O infrator responderá por infrações e sanções administrativas contra o meio ambiente e pelo transporte, conservação, beneficiamento, descaracterização, industrialização, comercialização do pescado ou de produtos originados da pesca, sem comprovante de origem ou autorização do órgão competente.