Somente no segundo trimestre deste ano, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) registrou 159 furtos de veículos, 249 roubos em estabelecimentos comerciais e 432 furtos em residência, totalizando um número de 840 ocorrências nestes três meses.

Apesar dos altos índices, os números ainda são inferiores ao mesmo trimestre do ano passado. Naquele ano, a polícia contabilizou 1.082 furtos e roubos desta mesma natureza. Os dados, que conforme a pasta representam uma redução de 22% de um ano para outro, foram repassados nesta semana a pedido do Jornal do Tocantins.

Em análise, a perícia afirma que a maior incidência desses crimes ocorre em residências, que demonstram sinais de vulnerabilidade para a ação dos criminosos. “Essa vulnerabilidade geralmente consiste em casas, onde os bandidos podem constatar facilmente a ausência dos moradores em determinados horários ou datas específicas, como feriados ou em finais de semana a regra é a mesma”, alerta o vice-presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Tocantins (Sindiperito), Silvio Jaca.

O representante ainda alerta que são propícios para este tipo de crime, os horários comerciais que ao longo da semana em residências não permanece nenhum morador ou que ficam em localizações com pouca ou nenhuma movimentação de pessoas nesses horários. “Porém, geralmente é no período noturno que ocorre maior atuação dos bandidos. Já nos estabelecimentos comerciais, podemos observar que normalmente furtos são verificados à noite com arrombamentos nas portas ou janelas do estabelecimento”.

Já nos comércios, o vice-presidente menciona que não é perceptível alteração específica da incidência desses crimes relacionados às datas, porém nas residências, ele comenta que os números de furtos aumentam nas férias, feriados prolongados ou datas festivas. “Geralmente nesta época, os moradores viajam e deixam as casas com certa vulnerabilidade ao demonstrar características de que o imóvel está sem movimentação, sem contar as redes sociais onde algumas pessoas não tomam o devido cuidado e publicam que estão em viagem em tempo real facilitando a escolha dos alvos pelos criminosos”, alerta.

Para evitar cair na cilada dos bandidos, Jaca diz que alguns cuidados podem ser tomados para reduzir a probabilidade de o imóvel ser alvo de furto, como por exemplo, dar menos condições dos criminosos perceberem ausência de moradores no local.

“Reduzir a visibilidade do interior da casa é uma alternativa. Além disso, portões de grade geralmente facilitam que os bandidos percebam que não há ninguém em casa, deixar as luzes acessas não é uma boa ideia porque durante o dia podem indicar que ninguém está em casa para apagá-las. Enfim tudo que o proprietário puder fazer para dificultar o acesso ao imóvel reduz a probabilidade de ser uma vítima”, aconselha o representante.