Uma ação contra a pesca predatória e caça ilegal apreendeu mais de 500 metros de rede de pesca após denúncias anônimas das práticas ilegais realizadas dentro do Parque Estadual do Cantão (PEC). Essa apreensão ainda encontrou seis tartarugas capturadas que foram devolvidas à natureza. 

Conforme o Instituto Natureza (Naturatins), uma das denúncias realizadas nesta semana informava que havia invasores em uma área às margens do Rio Araguaína. Ao chegar no local os fiscais do Naturatins e da Polícia Militar Ambiental encontraram a construção de um barracão de alvenaria e madeira com manilhas, que seriam utilizadas para um poço, além de galinhas, cachorros e um gato. A equipe de fiscalização apreendeu ainda 150 metros de redes de pesca. 

Ainda segundo o Naturatins, um homem que estava no local informou que o barracão e os demais itens pertenciam a outra pessoa, que residia no Estado do Pará. Os policiais orientaram o homem a retirar todos os materiais e animais do PEC em cinco dias, sendo que em caso de não seja cumprida a medida o proprietário pode ser multado. 

Já em uma segunda denúncia, a equipe de fiscalização recebeu a informação sobre uma atividade pesqueira no rio Araguaia, próximo aos assentamentos Araguaia, Barroca, Estrela e Fazenda do Parsonda. No local, a equipe encontrou um homem com cerca de 400 metros redes, que alegou ser pescador profissional, entretanto não apresentou licença.  

Ao vistoriar sua embarcação, os fiscais encontraram também seis tartarugas da Amazônia capturadas. O Natutarins notificou o infrator a comparecer no prazo de até cinco dias na PM de Caseara com a documentação que comprove ser pescador licenciado.  

Além disso, durante a fiscalização ainda, um acampamento foi encontrado às margens do rio Coco, onde havia a construção de casa de alvenaria e abertura de trilhas. O responsável notificado recebeu prazo de cinco dias para comparecer à sede do Naturatins.