O médico Joaquim Rocha, que mora em Palmas, esteve em rede nacional neste domingo, 22, após divulgar um vídeo nas redes sociais falando sobre remédios milagrosos para a cura do COVID-19 (novo coronavírus). O vídeo do médico foi exibido na no Fantástico, programa dominical da Rede Globo. O Conselho Regional de Medicina do Tocantins (CRM-TO) informou que já havia tomado ciência do assunto pelas redes sociais e adotado as medidas cabíveis sobre o caso.

“Eu quero dizer pra vocês que existe realmente uma luz no fim do túnel, uma forma de se proteger contra o coronavírus. A primeira coisa vitamina C. Se você manipular a vitamina C, você que está na zona rural, tem a mutamba", informa um trecho do vídeo. Na mesma postagem, Rocha ensina misturar o alho com cebola e mel para ter uma resposta imunológica boa contra o vírus. "Isso para não ficar nesse desespero do coronavírus, principalmente vocês que estão nesse grupo de risco acima dos 60 anos”.

Além do vídeo de Rocha, o Fantástico mostrou vários médicos e profissionais da saúde que publicaram recentemente nas redes sociais vídeos com a cura contra o vírus, assim que a disseminação da COVID-19 começou a disparar no Brasil.  A polícia e o Ministério Público consideram uma conduta criminosa oferecer cura ou prevenção ao coronavírus sem nenhuma comprovação científica. E avisam: o responsável por publicações desse tipo pode parar na cadeia.

Ao Jto, o médico disse que não recebeu nenhuma notificação do CRM-TO e ainda afirmou que o vídeo cita sobre a forma de aumentar a imunidade e não uma cura contra o COVID-19. “Eu gravei o vídeo como uma forma de ajudar quem tem menos condições a ficar mais forte. Tem vírus que combate com a imunidade boa. Aumentou a imunidade combate vírus, essa é a forma mais fácil. O vídeo foi nesse sentido e não um método contra o coronavírus”.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Joaquim Rocha (@joaquimrrocha) em