Uma campanha para arrecadação de Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs, pretende arrecadar materiais como máscaras N95 ou similar, macacões e óculos de proteção para os profissionais de saúde dos Hospitais Geral de Palmas (HGP) e Dona Regina, ambos na Capital.

A campanha é encabeçada pela Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Tocantins (Coopanest) como forma de prevenir um possível desabastecimento de EPIs para esses profissionais que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. “Esse surto, essa pandemia pegou todo mundo de surpresa e a necessidade de equipamentos de proteção contra o vírus, ela está sendo muito alta. É preciso priorizar os profissionais da linha de frente e a gente está com essa campanha pedindo máscaras N95 ou FP2, macacão impermeável que motoqueiro usa, porque a gente precisa dessa barreira”, ressalta o médico anestesista, Omério Hauck.

O médico explica que arrecadação não significa que esteja faltando material, mas sim porque a demanda por esses EPIs deve aumentar. “Mesmo o Estado fazendo a sua parte, e ninguém está medindo esforços para adquirir esses materiais, a campanha é para sensibilizar quem tem esses materiais estocados para nos fornecer, porque a demanda vai aumentar muito daqui para frente e a gente precisa estar precavidos para os profissionais de saúde não adoecerem”, complementa.

Hauck destaca que com o avanço do número de casos no Estado ficará difícil até mesmo para o profissional de saúde distinguir quem está ou não com coronavírus, num procedimento de urgência, por exemplo. “Tivemos essa ideia para estar ajudando a disponibilizar para quem vai mexer diretamente com o paciente, seja quem chegou na porta, seja o paciente que está na Unidade de Terapia Intensiva, e no nosso caso, os pacientes que são operados de urgência, porque nem as cirurgias eletivas estamos fazendo mais para proteção dos pacientes. E essas pessoas que estão sendo operadas de urgência, a gente já não sabe mais quem é o potencial portador do vírus ou não. Então para evitar que contaminem os profissionais que estão atendendo na linha de frente, a gente está usando os EPIs que são materiais descartáveis e requer uma grande quantidade. Quem tiver estocado e puder nos doar, a doação será muito bem vinda”, conclui.

Os contatos para doações são 99103-2332 (Dra. Mayara Cabral), 99987-9397 (Dr. Omério Hauck), 99974-1033 (Dr. Tássio Pontes) e 99233-1217 (Dr. William Rocha), todos DDD 63.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que o estoque desses materiais está regular e que pelos próximos meses não deve haver desabastecimento.