Em um evento realizado no início desta semana, em Gurupi, região sul do Estado, o governador Mauro Carlesse (PSL) entregou 20 novos leitos de UTI para o tratamento de pacientes com Covid-19. Os 20 novos leitos ficam nas dependências do Hospital Geral de Gurupi (HGG) que ainda não foi inaugurado. 

O Jornal do Tocantins questionou à Secretaria Estadual da Saúde (SES) se os leitos são homologados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), porém, segundo a pasta, todas as documentações necessárias foram apresentadas e a homologação está em processo final junto ao Ministério da Saúde (MS), o que deverá ocorrer nas próximas horas. 

A SES ainda disse que os leitos de UTI Covid-19 constam como bloqueados, no sistema Integra Saúde, exatamente porque aguardam autorização final. “Assim que ela ocorrer, os pacientes serão regulados”, garante.

Hospital
A primeira etapa do HGG, segundo o Governo Estadual, deve ser inaugurada no mês de agosto próximo, conforme a SES. Após a conclusão, serão disponibilizados 200 leitos de internação. 

Apesar disso, a unidade já começou a receber, na última segunda-feira, 30, pacientes infectados pelo vírus.