O acesso à Ilha do Bananal pelo município de Lagoa da Confusão está interditado por decreto municipal baixado pelo prefeito Nelsinho Moreira na terça-feira, 30.
 
Segundo o artigo 9º do texto -que tem 16 artigos no total e quatro páginas-, a medida quer “evitar a contaminação das comunidades indígenas” por Covid-19. 
 
A Ilha do Bananal acessada pelo município na altura da Barreira da Cruz é caminho para dezenas de aldeias indígenas de etnias como Karajá e Javaé, as mais conhecidas. Na terça, a prefeitura de Formoso do Araguaia, por meio da Secretaria da Saúde também adotou medidas de confinamento dos povos indígenas, ao impedir a entrada do povo javaé na cidade, como mostrou o JTo.
 
O novo decreto de Moreira, ao mesmo tempo que contém regras que flexibilizam o comércio, bares, salões de beleza, restaurantes, lojas de conveniência, academias esportivas, bancos e igrejas, o texto também interdita a orla da lagoa que inspirou o nome da cidade. Desde terça-feira a orla está vedada para banho, churrascos e qualquer atividade que gere aglomeração e sonorização.
 
Segundo o documento, todas as ruas que dão acesso à orla também estão interditadas, menos a Firmino Lacerda, que possibilitará a entrada de carros e pedestres, para moradores da orla e clientes da rede hoteleira.
 
O serviço ambulante na cidade por pessoas de fora da cidade também está proibido por 60 dias.