A estruturação do laboratório de análises moleculares para diagnóstico da Covid-19 em Araguaína finalizou nesta sexta-feira, 23, segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e do Ministério Público do Tocantins (MPTO). Esse laboratório possibilita a realização de exame diagnóstico com a técnica RT-PCR, mais eficaz para detecção da doença no início dos sintomas. Além disso, a unidade tem capacidade para testar outras doenças como as arboviroses da Dengue, Zika e Chikungunya, além dentre outros vírus respiratórios.

Conforme a SES, o laboratório de análises é fruto da união de várias instituições públicas e privadas, que doaram os equipamentos, móveis, computadores, além das adequações na estrutura física do laboratório, e viabiliza o atendimento da população de 54 municípios da Região Macro Norte do Tocantins. Além disso, a Saúde realiza o treinamento da equipe, com assistência integral de 20 profissionais biomédicos, farmacêuticos-bioquímicos e técnicos envolvidos na realização dos exames na unidade.

Ainda segundo a SES, a previsão é que o início das análises no Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) de Araguaína ocorra na primeira semana de novembro. 

Investimento

Conforme o MPTO, o órgão viabilizou a compra de matérias para à Saúde Estadual com investimento de R$ 213 mil. Esse valor vem de acordos judiciais, propostos pelo do Ministério e homologados pela Justiça Estadual.  Também houve participação na realização de orçamento de orçamento dos materiais, por meio do setor de compras do órgão ministerial, adquirindo diretamente os insumos, após despacho autorizativo do Poder Judiciário.