Liderança popular e ativista social em Araguaçu, Leonesa Pereira de Almeida, faleceu aos 79 anos em decorrência da infecção por Covid-19, na sexta-feira, 11.
 
Filha de Adelino Pereira da Silva e de Josefa Pinto de Almeida, pioneiros que chegaram em Araguaçu quando era um povoado conhecido como “Matinha” e Leonesa estava com apenas 7 anos e sua morte causou comoção na cidade.
 
Leonesa teve 10 filhos, 22 netos, 20 bisnetos e 2 tataranetos e, segundo a comunidade, era um cristã comprometida com a vida e a luta da Igreja Católica, onde atuou como Legionária de Maria por décadas. Também desenvolveu ações nas pastorais da Criança, Saúde, da Terra e na organização das Comunidades Eclesiais de Base durante toda a década de 1980.
 
“Em tudo Leonesa estava na linha de frente.  Mulher amiga, companheira de luta e de caminhada. Exemplo de esposa, mãe e de cristã”, declarou padre Eduardo Alencar Lustosa, natural Araguaçu. 
 
Vigário geral da Diocese de Cristalândia, e amigo pessoal de Leonesa, o padre Manuca Neres Brito disse que a vítima era “uma mulher de fé, líder de comunidade, conhecida e respeita por todos.”